O Colégio Marista Londrina lançou uma super iniciativa para dar um basta no uso excessivo de celulares por crianças e adolescentes dentro da sala de aula! ✏️ Antes de começarem as aulas, os alunos precisam deixar seus smartphones em caixinhas que ficam na sala, e só podem pegá-los de volta no final da aula. Essa ação está em sintonia com a nova proposta do Ministério da Educação (MEC), que visa proibir o uso desses aparelhos nas escolas de todo o Brasil.
Essa medida se aplica aos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio, que têm entre 12 e 17 anos. A ideia é restringir o acesso aos celulares durante as aulas para melhorar a interação e o foco dos estudantes. Assim, eles ficam menos distraídos com mensagens, vídeos e jogos durante o aprendizado. Para a Educação Infantil e o Fundamental Anos Iniciais, o uso de celulares é totalmente proibido.
Vinicius Montai, coordenador do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, explica: “O uso de celulares em sala de aula pode prejudicar o processo de aprendizagem. Essa é uma medida simples para ajudar os estudantes a se concentrarem mais no conteúdo que está sendo trabalhado”.
De acordo com a pesquisa TIC Educação 2023, 60% das escolas de ensino fundamental e médio do Brasil já adotaram regras sobre o uso de celulares, permitindo que sejam utilizados apenas em horários e locais específicos.
Mas calma! Mesmo com a nova restrição, o coordenador assegura que o uso do celular pode ser liberado em algumas situações. “Quando é proposta alguma atividade online ou uma pesquisa que necessite do uso do celular, o professor autoriza e orienta o uso”, finaliza Montai. ✨
Com essa nova regra, a expectativa é que os alunos possam se dedicar mais aos estudos e interagir melhor durante as aulas! Vamos lá, Marista!