Festival Negritudes Globo 2024: Celebração e reflexão em São Paulo

Foto: Reprodução/TV Globo

Em 2024, mais de 10 mil pessoas participaram das edições do Festival Negritudes Globo, que passou por Rio de Janeiro, Salvador e, mais recentemente, São Paulo. O evento desembarcou no Sesc Pompeia, em São Paulo, no dia 5 de setembro, reunindo mais de 8,5 mil pessoas. A alegria e a vivência do povo negro foram o fio condutor das atividades, promovendo discussões importantes sobre a presença negra no audiovisual.

Ronald Pessanha, líder do Negritudes Globo, destacou a emoção em realizar mais uma edição do festival: “A enorme quantidade de público presente e de atividades nos dá muita felicidade. Mostra como havia uma demanda reprimida, de uma população que precisava se reconhecer. Se ver tanto nas telas como por trás das câmeras. Estar em São Paulo, ao lado de tanta gente ilustre, demonstra a relevância do que estamos construindo juntos nessa caminhada”.

Com três palcos, o evento trouxe uma programação rica, incluindo 12 painéis de debates, performances teatrais, pocket shows, desfile de moda, batalhas de rimas e de Ballroom, exposição de arte, espaço infantil, Feira Preta e ativações de marcas. Entre as personalidades que participaram das conversas no palco Negritudes, estavam grandes nomes como a escritora Conceição Evaristo, Liniker, Leci Brandão, Péricles, Karol Conka, os jornalistas Márcio Bonfim, Maju Coutinho, Dulcinéia Novaes, além de Rene Silva, Igão, Thelma Assis e as medalhistas olímpicas Bia Souza e Lorrane Oliveira. ✊

O palco Ubuntu abordou temas relacionados ao audiovisual e à criatividade, como engajamento nas redes sociais, prêmios e festivais, pesquisa sobre o consumo da população negra, moda e estética. Especialistas de diversas áreas compartilharam seus conhecimentos com o público, enriquecendo os debates.

Para encerrar com chave de ouro, o palco Afrofuturo trouxe o show “Salgadinho Convida Péricles”, onde os dois gigantes do samba e pagode cantaram grandes clássicos, celebrando a cultura e a potência da música negra.

Foi um dia de reflexões, trocas e muita celebração, que ficará marcado na memória de quem participou! ✊

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui