HOSCARs 2025: Brasil conta com dois hotéis na disputa

Foto: Divulgação

Assim como nosso cinema encanta o mundo, a hostelaria brasileira não fica para trás! Na 23ª edição do HOSCARs (Hostelworld Customer Annual Ratings), promovido pela plataforma Hostelworld, dois hostels do Brasil estão entre os 15 finalistas globais nas categorias que destacam o turismo responsável. O JO&JOE Rio, no Rio de Janeiro, e o Lagarto na Banana, em Pipa (RN), brilham nas categorias The Eco-Warrior e The Culture Champion, respectivamente. E o melhor: você pode votar até o dia 19 de janeiro neste link e ainda concorrer a um voucher de $250 para se hospedar nos melhores hostels pelo mundo! ✈️

O resultado será divulgado no dia 31 de janeiro, com prêmios baseados em avaliações de viajantes pelo mundo. Mochileiros de plantão, é hora de apoiar a nossa hospitalidade!

JO&JOE Rio: Sustentabilidade em Cena

Finalista na categoria The Eco-Warrior, o JO&JOE Rio vai além de ser apenas um local de hospedagem. Localizado no histórico Largo do Boticário, ao lado da deslumbrante Floresta da Tijuca, o hostel é um exemplo vivo de práticas sustentáveis. ♻️
Sem plásticos, com materiais biodegradáveis e um incentivo constante aos hóspedes para devolverem copos ecológicos em eventos culturais, o hostel faz da sustentabilidade uma rotina. Mais de 80% dos produtos de limpeza possuem certificação verde, e a gestão de resíduos é cuidadosamente conduzida por especialistas. Além disso, atividades como limpeza de praias e passeios pela biodiversidade da floresta integram os hóspedes à preservação ambiental.

Foto: Divulgação

Para Bia Chaves, gerente geral, essa segunda indicação em menos de três anos reforça o propósito da equipe. “É gratificante ver o JO&JOE Rio concorrendo com menos de três anos de operação. Isso reflete o trabalho da nossa equipe, que vive os pilares ESG da Accor, especialmente em um lugar tão especial como o Largo do Boticário.” ️

Lagarto na Banana: Cultura e Conexão
Na categoria The Culture Champion, o Lagarto na Banana, em Pipa, é muito mais que um hostel: é um espaço de celebração comunitária. Criado pelo israelense Ophir Mahmed, o local conecta viajantes à cultura local através de arte, música e experiências únicas.
Aulas de idiomas, festivais anuais e parcerias com instituições locais fazem do Lagarto um verdadeiro intercâmbio cultural. As ações sociais incluem apoio a crianças em vulnerabilidade e priorização de fornecedores regionais, como serviços de lavanderia e passeios de barco.

“Foi um ano especial pra gente. Nos conectamos ainda mais com a comunidade indígena, reforçamos ações culturais e até tivemos mais um casamento de pessoas que se conheceram aqui. É desafiador manter a essência, mas seguimos acreditando no respeito e no não julgamento como valores fundamentais”, afirmou Ophir. ❤️✨

Uma Década de Excelência Brasileira na Hostelaria

O Brasil acumula vitórias históricas no HOSCARs, como o Green Haven Hostel (Ubatuba) em 2015, eleito Melhor Hostel da América Latina, e o Discovery Hostel (Rio de Janeiro), destaque em 2017 e 2018. Em 2020, o Green Haven voltou ao topo, e em 2022, o Lagarto na Banana foi único finalista brasileiro. Já em 2024, o Ô de Casa Hostel e o Selina Lapa dominaram categorias sul-americanas.

Foto: Divulgação

Durante a pandemia, o HOSCARs adaptou-se às novas demandas, introduzindo categorias focadas em turismo responsável. ✨ Hoje, com avaliações voltando a ter protagonismo, Catherine Gilvarry, head of supply para Américas da Hostelworld, destacou que os hostels estão contribuindo para “um mundo melhor”.

A Hostelworld preferiu não comentar as indicações de 2024 até o anúncio oficial dos vencedores, mas, independentemente do resultado, a hospitalidade brasileira já está fazendo história.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui