O Grupo L’Oréal no Brasil conquistou o troféu no pilar Empregabilidade, na categoria Comprometimento Racial, durante a cerimônia do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2025, promovido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR). Com o tema “Carisma”, a premiação celebrou iniciativas que estão transformando realidades no combate ao racismo. E a L’Oréal foi reconhecida justamente por promover uma cultura corporativa diversa, inclusiva e representativa do Brasil que a gente vive e acredita ✨.
Para o CEO do Grupo L’Oréal no Brasil, Marcelo Zimet, o prêmio é motivo de orgulho e responsabilidade:
️ “Receber o Prêmio Sim à Igualdade Racial, na categoria de Empregabilidade, é uma honra e, ao mesmo tempo, reforça a responsabilidade que temos como líder global em beleza. No Grupo L’Oréal, acreditamos que a beleza se manifesta em toda a pluralidade brasileira, refletindo a riqueza da nossa cultura. Este reconhecimento nos inspira a continuar quebrando barreiras de inclusão e nos inspirando na brasilidade para criar a beleza que move o mundo, que move o Brasil.”
Quem subiu ao palco para representar a companhia foi Edu Paiva, Diretor de Diversidade, Equidade e Inclusão do grupo, e celebrou o momento com entusiasmo:
“Essa premiação celebra uma trajetória e reforça nosso compromisso de criar belezas cada vez mais diversas, inclusivas e que, acima de tudo, representem o nosso Brasil, as nossas pessoas! Como maior companhia de beleza do mundo, temos a responsabilidade de liderar a transformação. Isso inclui a luta antirracista. Essa é uma transformação sistêmica, que começa dentro da L’Oréal, com equipes cada vez mais plurais que nos permitem transformar o negócio respirando a nossa diversidade.”
Ele também aproveitou para destacar projetos que extrapolam as paredes da empresa e ecoam no mercado:
“Nossa missão é contribuir com a transformação do mercado de forma mais ampla, como fazemos em projetos como o Beleza Mais Diversa, Dermatologia mais Inclusiva, Beleza Inclusiva Tecnológica. E hoje apresentamos uma iniciativa inédita: o Código de Defesa e Inclusão do Consumidor Negro, do Programa Afroluxo.”
O reconhecimento veio graças a ações concretas no enfrentamento às desigualdades raciais, especialmente no campo da empregabilidade. Entre os programas de destaque da L’Oréal Brasil estão:
- Afropotências: aceleração de carreira para lideranças negras
- Mentoria Colorida: troca entre lideranças e profissionais negros, com mentoria direta e reversa
- Inglês Inclusivo: formação em inglês para colaboradores negros
- Beleza Mais Diversa: desenvolvimento de criadores de conteúdo negros, com 66% contratados para campanhas da marca
- Afroluxo: combate ao racismo no varejo de beleza de luxo, com a criação do Código de Defesa e Inclusão do Consumidor Negro, que traz 10 propostas de normas para mudar o jogo nas relações de consumo ️✊
- Dermatologia+Inclusiva: incentivo à pesquisa sobre pele negra na dermatologia
- Atuação na Pequena África: capacitação e apoio ao empreendedorismo em regiões de herança negra no Rio de Janeiro ️
- Projetos com mulheres indígenas e o Fundo L’Oréal para Mulheres: iniciativas de empoderamento, formação e inclusão em todo o Brasil, com um investimento global de mais de 80 milhões de euros
O prêmio é mais um marco na jornada da L’Oréal no Brasil para liderar a transformação do setor e da sociedade, valorizando a beleza que nasce da diversidade, da representatividade e da pluralidade do povo brasileiro ❤️.