AP 03 encerrou o SPFW com Liniker na passarela e coleção carregada de simbologia

Luiz Cláudio Silva, diretor criativo da marca Apartamento 03, encerrou a temporada do São Paulo Fashion Week com um desfile emocionante, na noite desse domingo (20), no Komplexo Tempo. A coleção Áureo foi criada com uma simbologia carregada de sofisticação, ancestralidade e empoderamento feminino, levando para a passarela, pela primeira vez, a cantora Liniker, primeira artista transgênero brasileira a vencer o Grammy Latino. A miss Raissa Santana e a modelo Rita Carrera também desfilaram para a marca mineira.

Inspirado nas passagens do livro Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves, Luiz Claudio resgatou saberes históricos em uma ode à resistência, presente na história da personagem do livro, Kehinde, uma mulher africana que lutou por liberdade no Brasil. Diante da imagem de Oxum, assim como a protagonista, ele se inspirou na orixá, uma entidade que representa sabedoria e poder feminino, para criar peças que acompanham a pesquisa da marca por novos materiais e modelagens. “Eu gosto muito da matéria-prima, eu fico olhando-a e entendendo o que é possível; as minhas construções nascem assim. Essa foi a primeira vez que usei marrom na cartela de cores, que eu já queria muito fazer, e também usei o kanekalon”, conta Luiz. O kanekalon, que ganhou destaque em seis peças do desfile, um deles usado pela cantora Liniker, é um tipo de material utilizado para fazer tranças de cabelos, escolhido por remeter às memórias de infância do estilista.

Para Liniker, desembarcar no Brasil direto para o desfile teve um significado ainda mais especial. “Eu sou uma pessoa que amo moda e é muito legal quando a gente consegue juntar cultura, moda e sociedade, em um dia tão importante como hoje, onde temos falado de repensar o que é a Consciência Negra. Acho o Luiz Cláudio um artista incrível e fico muito feliz de poder estrear no SPFW numa semana tão importante pra mim, após ter ganhado um Grammy”, contou a cantora.

Estiveram presentes no desfile Patricia Bonaldi, fundadora e executiva à frente do grupo Nohda, que reúne as marcas PatBo e Apartamento 03, a cantora baiana Xênia França, o diretor do Instituto Identidades do Brasil, Tom Mendes, a fundadora do Deusa Cientista, Kananda Eller, os ex-BBBs Eslô Marques e Lucas Bissoli, a digital influencer Luiza Brasil, entre tantos outros.

Nos tecidos do desfile, o linho surge em marrom, usado pela primeira vez na marca, e em branco com aplicações do desenho de Ouroboros, a serpente que engole sua própria cauda, caracterizando um ciclo contínuo da vida. A cobra também pode ser vista em obras de arte de artistas negros que são inspirações para o estilista, como Abdias Nascimento. Essa mesma imagem está presente na estampa-chave da coleção, que recebe uma sobreposição tramada, causando um efeito visual quase que holográfico nas peças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui