Liga Esportiva NESCAU: Com Falcão, esporte, inclusão e diversão para todos no Rio de Janeiro!

O ídolo no meio dos fãs (Márcio Xavier / Liga Esportiva NESCAU®)

O Clube da Aeronáutica, localizado na Barra da Tijuca (RJ), ficou em ebulição no último sábado, quando foi palco da 8ª etapa da Liga Esportiva NESCAU, o maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil. O evento, que junta modalidades adaptadas e não adaptadas em um só lugar, trouxe para o Rio mais de 2 mil pessoas, incluindo pais, amigos, professores e, claro, crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, com e sem deficiência. Uma verdadeira festa do esporte!

Com 14 atividades esportivas, que incluíram modalidades, desafios e oficinas, o evento se destacou pela participação do embaixador Falcão, considerado o maior atleta de futsal de todos os tempos e carinhosamente apelidado de “Pelé do Futsal”. Sua presença gerou uma verdadeira onda de emoção entre os participantes. ⚽

Selfie com os garotos
(Márcio Xavier / Liga Esportiva NESCAU®)

Falcão, emocionado com o crescimento da Liga, disse: “Estou desde a primeira edição e é muito bacana ver essa expansão, saindo de São Paulo e chegando com tudo no Rio de Janeiro. NESCAU sempre surpreende e consegue impactar ainda mais crianças e jovens de forma super positiva. Isso é só o começo!”

As atividades foram escolhidas para garantir aprendizado, integração e, claro, muita diversão! Entre as modalidades oferecidas estavam vôlei, futebol society e atletismo (velocidade, arremesso e salto), além do atletismo adaptado. Nas oficinas, as crianças e jovens puderam se divertir com badminton, slackline e foot table, todos com versões adaptadas e não adaptadas. E os desafios? Tiveram circuito de chute ao gol, embaixadinhas e até twister! ‍♀️⚡

“Estamos muito felizes com a receptividade no Rio de Janeiro. Só aqui tivemos mais de mil jovens e 3 mil inscrições nas atividades. E o melhor: estamos levando a Liga para 9 cidades esse ano! A próxima parada é Florianópolis, em 7 de dezembro. Estamos crescendo ano após ano, mostrando o poder do esporte para inclusão e diversidade”, disse Anamaria Monte, gerente de marketing da Liga Esportiva NESCAU.

Instituto SOS Reviver atende crianças e jovens na Baixada Fluminense
(Márcio Xavier / Liga Esportiva NESCAU®)

Além de proporcionar diversão, o evento também teve um impacto social importante. Para Anderson Silva, fundador do Instituto SOS Reviver, que trouxe 40 alunos de comunidades carentes, a experiência foi transformadora. “Muitos dos nossos jovens nunca saíram para conhecer outros pontos da cidade, então essa foi uma oportunidade única para eles”, afirmou. O Instituto cuida de 220 crianças da Baixada Fluminense, ajudando a romper ciclos de pobreza e vícios por meio do esporte e da cultura.

O professor Stefany Sergio da Silva, educador físico e ex-integrante das seleções brasileiras de atletismo, também compartilhou sua alegria com a Liga: “Os meninos e meninas estão ganhando medalhas no atletismo e essa competição é uma excelente oportunidade. Que bom que chegou ao Rio!”

Rosa Galicchio Nogueira, diretora do Centro de Desenvolvimento Humano Rosa Azul, também se mostrou emocionada com a chegada da Liga no Rio. A instituição, que atende crianças com necessidades educativas especiais, sentiu que a Liga preencheu uma grande lacuna nas atividades esportivas da cidade. “Estamos há 32 anos trabalhando com crianças e ver esse evento aqui é um marco para todos nós”, concluiu Rosa.

A 8ª etapa da Liga Esportiva NESCAU foi mais uma prova de que o esporte pode, sim, transformar realidades e unir pessoas de todas as idades e realidades sociais. Vamos torcer para que o impacto continue crescendo e levando cada vez mais inclusão e diversão por todo o Brasil! ✨

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui