Hoje, 25 de abril, os Titãs estão de volta com um clipe incrível para a música “São Paulo 1“, do álbum Olho Furta-Cor (2022). A novidade? O vídeo foi criado com a ajuda de Inteligência Artificial! Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Bellotto embarcaram nesse projeto após o convite do diretor de I.A. Arnaldo Belotto, que já trabalhou com grandes nomes da música brasileira como Lobão e Rogério Skylab.
“Resolvemos fazer esse clipe porque recebemos um convite do Arnaldo Belotto – aliás, nome curioso esse, né?” brinca Sérgio Britto. Ele ainda explica que Arnaldo mandou dois exemplos de clipes feitos com Inteligência Artificial, sugerindo “São Paulo 1” para o projeto. “Logo compartilhei com Branco e Tony”, conta Britto.
A música, que fala sobre o caos urbano de maneira lírica, foi vista pelos Titãs como uma escolha perfeita para esse tipo de trabalho visual. “Achamos que era uma boa música para seguir com esse tipo de trabalho visual”, afirma Britto.

Branco Mello compartilha o processo criativo: “Achei interessante e logo comecei a pensar e sugerir algumas ideias. Viajei em um visual inspirado em Metrópolis e no M, o Vampiro de Düsseldorf, misturado com cenas de São Paulo antiga, com bondes, estátuas, fontes, multidão… Tudo isso editado no tempo acelerado da música em preto e branco, com alto contraste, meio punk, uma homenagem a São Paulo e ao poeta Haroldo de Campos”. ️⚡
Tony Bellotto, por sua vez, também ficou empolgado com a homenagem a Haroldo de Campos: “O que eu mais gostei no clipe foi justamente essa homenagem a esse grande poeta paulistano. Achei muito legal essa ideia da cidade sendo invadida e submersa pelos poemas e pelas páginas escritas por ele”, compartilha Bellotto.
O clipe, com estética expressionista alemã, traz imagens em preto e branco para transmitir a dureza e a potência de São Paulo. Segundo Arnaldo Belotto, cineasta especializado em I.A., “Os membros da banda são retratados como trabalhadores de uma grande máquina urbana, enquanto trechos da poesia de Haroldo surgem entre as imagens.”
“Todas as minhas ideias, somadas às do Britto, do Tony e do Arnaldo, foram incorporadas no clipe. Achei o resultado muito bom e bem diferente de todos os clipes que já fizemos”, diz Branco Mello, e Britto concorda: “Ficamos todos muito satisfeitos com o resultado”.
No final das contas, o clipe de “São Paulo 1” se torna uma verdadeira fusão entre cidade, poesia e arte, misturando tecnologia e sensibilidade para traduzir a intensidade da capital paulista. Uma obra visualmente impactante e emocionalmente profunda, que promete deixar sua marca! ✨