Prêmio Professor Excelência Grupo Piracanjuba reconhece educadores de Goiânia

Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (28/5), o Grupo Piracanjuba e a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), deram um passo importante na valorização do ensino com o lançamento do Prêmio Professor Excelência Grupo Piracanjuba – 5º Ano/SME ✏️. O evento rolou no Teatro Sesi e reuniu uma plateia de peso: educadores, estudantes, representantes da indústria, vereadores, o prefeito Sandro Mabel e, claro, os organizadores da premiação.

Ao todo, serão 30 prêmios distribuídos para professores do 5º ano do Ensino Fundamental I que mandarem bem na missão de garantir a aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática ao longo de 2025.

Essa parceria inédita entre a Prefeitura e o Grupo Piracanjuba tem uma meta clara: estimular a excelência pedagógica e elevar o nível de proficiência dos estudantes que estão finalizando o fundamental I. E tem mais: os 407 professores das 407 turmas do 5º ano da rede municipal já estão automaticamente na disputa! ‍‍

Para o conselheiro do Grupo Piracanjuba, Marcos Helou, a iniciativa é uma forma de retribuir o que a educação pública proporcionou a ele. “Sempre quisemos retribuir o que a escola pública nos deu tanto”, disse emocionado. Ex-professor universitário e engenheiro civil de formação, Marcos destacou que o incentivo à educação também está no DNA da empresa, com projetos de bolsas de estudo e desenvolvimento de lideranças. “Queremos que os professores se sintam reconhecidos e valorizados”, completou.

A secretária de Educação, Giselle Faria, celebrou o início da parceria: “Temos certeza de que isso vai render bons frutos. Vamos chegar em cada escola, em cada sala de aula de Goiânia. Quando falamos em Prêmio Excelência, é porque acreditamos em uma educação de excelência”, afirmou com entusiasmo.

O prefeito Sandro Mabel também fez questão de elogiar a ação: “É uma iniciativa espetacular! Mostra a sensibilidade do Grupo Piracanjuba com a educação, com Goiânia e com o país”, declarou.

A professora Leia Marta Paula Costa, de 54 anos, que leciona Português e Matemática na Escola Municipal Frei Demétrio Zanqueta, ficou super animada com o anúncio: “Nosso trabalho é árduo, e nem sempre reconhecido. Esse prêmio mostra que não estamos sozinhos. Um professor valorizado ensina muito melhor”, comentou.

Foto: Divulgação

E o evento ainda teve música! Os alunos do coral Vozes em Canto deram um show com suas vozes e emocionaram o público presente.

Como vai funcionar o Prêmio?

Os professores serão avaliados em duas categorias:

Destaque em Proficiência

➡️ Vai premiar os professores cujas turmas alcançarem as maiores médias em Português e Matemática nas avaliações de 2025.

Destaque em Crescimento e Aprendizagem

➡️ Vai premiar quem conseguir o maior crescimento no desempenho dos alunos, comparando os resultados de 2024 com os de 2025.

As avaliações serão feitas com base nos dados do Saego Alfa, exame aplicado anualmente em todo o estado de Goiás para medir o aprendizado em Português e Matemática. Os indicadores serão calculados pela SME com base nesses dados .

E os prêmios? Olha só:

1º lugar (10 professores): Viagem com acompanhante para a Pousada do Rio Quente ️
2º lugar (10 professores): iPhone 16 – Tela 6,1” e 128GB
3º lugar (10 professores): iPad 10.2”, Wi-Fi, 64GB, 9ª geração, cinza espacial

A divulgação dos vencedores rola em abril de 2026, com avaliação prevista entre fevereiro e março do mesmo ano. Todo o projeto, incluindo a premiação e os custos operacionais, será financiado integralmente pelo Grupo Piracanjuba.

‍ Quem pode participar?

Professores do 5º ano do Ensino Fundamental I da rede municipal de Goiânia que atuem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática ➕.

Com essa iniciativa de peso, Goiânia dá mais um passo rumo à valorização da educação e de quem faz a diferença dentro da sala de aula . E aí, professores, preparados para brilhar? ✍️

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui