A Ford anunciou uma grande novidade no mundo das corridas: o programa da marca na categoria Hipercarros do Mundial de Endurance (WEC), que estreia na temporada 2027, será gerenciado pela Ford Racing. ✨ Isso significa que, desta vez, a própria montadora vai supervisionar todos os aspectos do projeto, deixando de lado o modelo tradicional de delegar a terceiros – algo que até a própria Ford já fez no passado.
Essa mudança promete dar à equipe mais competitividade e reações mais rápidas na pista, além de permitir um compartilhamento mais eficiente de tecnologias entre os carros de corrida e os de rua.
“Não estamos procurando fora das nossas paredes quem possa gerir um programa para nós. Estamos olhando para dentro da Ford Racing para construir os nossos programas, infundidos com a nossa paixão”, afirmou Mark Rushbrook, diretor global da Ford Racing. “Vamos aproveitar a nossa experiência para criar uma estrutura voltada ao sucesso de longo prazo e utilizar esse aprendizado nos futuros programas para os clientes.”
Mas o desafio não é pequeno! O carro precisa estar pronto no grid em menos de dois anos ⏱️, um prazo apertado para um projeto desse porte. Até a abertura da temporada 2027 do WEC, será necessário construir não apenas o hipercarro, mas também toda a estrutura da equipe.
Para isso, a Ford Racing está recrutando dezenas de profissionais para áreas de design, engenharia e programa de motores, além de trazer os melhores mecânicos e especialistas do automobilismo mundial. A equipe também vai contar com reforço de profissionais de marketing e comunicação , encarregados de contar cada passo dessa nova jornada.
“Não é uma tarefa simples, porque não estamos apenas preenchendo posições. Estamos construindo uma cultura de equipe que espelha a da Ford Racing: apaixonada e impulsionada pela necessidade de ser a melhor”, destacou Rushbrook.
Outro trunfo da marca é o apoio da estrutura global da Ford. Além da parceria com a Red Bull Ford Powertrains e das instalações de Hypercar no Reino Unido , a equipe terá o suporte dos centros avançados em Dearborn (Michigan) e Charlotte (Carolina do Norte), nos Estados Unidos . Também entram na jogada a Oreca, fornecedora de chassis, e a Venture Engineering, consultoria de engenharia e automobilismo que vai contribuir na parte técnica e operacional.
“Estes são ativos que ninguém pode igualar e estamos focados em permanecer na vanguarda em instalações, tecnologia e pessoas. A Oreca e a Venture Engineering somam mais de 100 participações em Le Mans, são os parceiros perfeitos para nos auxiliar nesta nova e emocionante empreitada. E temos o orgulho de que este esforço seja liderado pela Ford Racing. Afinal, não há ninguém melhor para levar o oval azul ao nível mais alto das corridas internacionais”, completou Rushbrook.