A HCNOAR foi conferir a 43ª Semana de Vela de Ilhabela, conhecemos os jovens velejadores e ainda ficamos sabendo que eles oferecem um programa de incentivo à esse público. Para quem não sabe, esse é o maior evento de velas da América Latina! Eles criaram um programa que chama Velejador Mirim, quem tem até 15 anos tem sua inscrição franquiada pela organização para ser uma porta de entrada para o esporte.
Essa foi a primeira vez que tive contato com o esporte vela e fiquei admirado pela paixão da galera e pelo quanto são dedicados. Eu já fiquei com vontade de experimentar a vela pela forma com que eles falaram sobre isso, aí depois eu fui com um bote andar entre as velas no meio do mar e é realmente muito lindo e divertido.
Uma das equipes que conversamos são do barco Ártemis, achei lindo quando eles abriram o balão da vela deles enquanto a gente estava passando com o bote e tinha o desenho da deusa grega Ártemis. Ela é a deusa ligada à vida selvagem, o que tem tudo a ver com um esporte que se situa no mar e que depende somente da natureza, no caso o vento.
Além do barco deles, enquanto passávamos entre as velas com o bote, encontramos a vela do Jorge Zarif, velejador olímpico! Ele competiu agora nas Olímpiadas Rio 2016, disputou a final da vela na categoria finn masculino. Ele terminou na terceira colocação na prova, mas infelizmente acabou na quarta colocação geral e não conseguiu levar a medalha para casa.
No final da tarde, quando todos voltam para o Yacht Club em clima de confraternização em um happy hour super gostoso, conseguimos conversar com algumas pessoas. Perguntamos aos jovens velejadores qual a importância desse evento que atrai várias pessoas, inclusive de outros países, também ficamos sabendo o que significa a vela na vida deles e como se preparam os futuros atletas e praticantes do esporte que mais nos trás medalhas.
Confiram agora a matéria!