Fevereiro é o mês oficial da Temporada de Premiações. E esse ano, é com prazer que podemos falar que várias mulheres estão indicadas na categoria de Melhor Direção no Globo de Ouro, que anunciou nessa quarta os indicados à sua 78° edição.
Emerald Fennell, Regina King e Chloé Zhao marcaram seus nomes nas outras edições e dessa vez, vão concorrer com David Fincher e Aaron Sorkin. O tema é polêmico, porque já tem bastante tempo que é questionada a escolha da academia de não indicar os filmes dirigidos por mulheres para concorrer ao prêmio de Melhor Direção.
Pra termos uma ideia, 2015 foi o último ano em que uma mulher foi indicada para a categoria, quando Ava DuVernav concorreu por “Selma”, mas perdeu para Richard Linklater (“Boyhood”). E nos 78 anos do prêmio, apenas 8 mulheres concorreram à melhor edição:
- Barbra Streisand – “Yentl” (1984) e “O Príncipe das Marés” (1992)
- Jane Campion – “O Piano” (1994)
- Sofia Coppola – “Encontros e desencontros” (2004)
- Kathryn Bigelow – “A hora mais escura” (2013) e “Guerra ao terror” (2010)
- Ava DuVernay – “Selma” (2015)
- Emerald Fennell — “Bela Vingança” (2021)
- Regina King — “Uma noite em Miami…” (2021)
- Chloé Zhao — “Nomadland (2021)
Barbra foi a única até hoje a vencer, com “Yentl”. A estrela dirigiu, coescreveu, coproduziu e protagonizou o longa sobre uma garota judia disfarçada de menino para participar do treinamento religioso. É um filmão, você precisa ver.
A cerimonia vai acontecer no dia 28 de fevereiro – domingo – e durante a premiação, Jane Fonda vai receber um premio em homenagem a sua carreira de 60 anos no cinema, televisão e a frente das questões sociais. Tina Fey e Amy Poehler serão as apresentadoras, repetindo a parceria de antes.