Você sabia que pelo menos 73 milhões de brasileiros sofrem com algum distúrbio do sono? E tudo ficou ainda pior depois da pandemia, com todo o estresse, ansiedade e depressão. Para ajudar a galera que sofre desse mal, a Matrix Editora lançou o livro caixinha Qualidade do Sono – 50 práticas para ajudar a dormir melhor.
São 50 cartõezinhos que podem ser lidos de forma aleatória e que contém dicas, desde alimentos que a gente pode comer antes de dormir, até dicas do que pensar, falar e ler. Isso ajuda a desligar um pouco as notícias do mundão e focar no que realmente importa, que é relaxar, para que o nosso dia também seja produtivo.
Confira alguns exemplos:
– A partir das 20h, eduque sua mente a trazer a concentração para o aqui e agora. Evite embarcar em pensamentos ansiosos do amanhã. Esses pensamentos estimulam o sistema ansiogênico: joga noradrenalina no corpo, aumenta o cortisol (hormônio do estresse) e deixa você em alerta, dificultando o sono.
– Antes de dormir, agradeça por algo que aconteceu ao longo do seu dia. Feche os olhos e volte a atenção a, pelo menos, quatro coisas boas que aconteceram. Essa atividade, além de ajudar a desacelerar a mente, produz relaxamento pois cada memória boa está associada a experiências emocionais boas (mais dopamina) e isso ajuda a relaxar.
– Tomar um copo de leite morno, além de ativar memórias sensoriais de quando éramos crianças, ajuda a relaxar de dentro para fora por causa da temperatura do leite. Também é rico em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que ajuda a relaxar.