Conheça o novo livro de André Fischer, o Manual Ampliado de Linguagem Inclusiva, lançado pela Matrix Editora. O livro é uma versão bastante ampliada do Manual Prático de Linguagem Inclusiva, no qual a repercussão refletiu a necessidade de parâmetros por parte de um número crescente de pessoas que buscam acompanhar a evolução social e se comunicar de forma mais consciente, responsável e inclusiva. Bem interessante, não é?! Lembrando que o e-book já está a venda na Amazon e em livrarias digitais por apenas R$9,90!
No último dia 02 de março a resolução Nº376, assinada pelo ministro Luiz Fux, afirma a obrigatoriedade da flexão de gênero para nomear profissão ou demais designações na comunicação social e institucional do Poder Judiciário nacional. A linguagem inclusiva se aplica à identidade de gênero das pessoas transgêneros e à utilização de seus respectivos nomes sociais em documentos, como: carteira de identidade funcionais, documentos oficiais, placas de identificação de setores, entre outros.
Além de técnicas e reflexões sobre como minimizar marcadores de gênero na escrita e na fala, o novo Manual aborda outras questões presentes no discurso cotidiano que reforçam preconceitos de cor/raça, orientação sexual, origem, ageísmo e capacitismo. “A língua é um sistema vivo e dinâmico que está constantemente evoluindo e se modificando. Uma Linguagem Inclusiva que segue a norma gramatical da língua portuguesa utilizada no Brasil de hoje pode ser aplicada universal e imediatamente, sem causar qualquer ruído e independente de mudanças formais” afirma o autor e especialista sobre o tema André Fischer.