Velozes e Furiosos 9 | Review: Filme eleva suas cenas de ações para outro patamar e aceita seus rótulos, trazendo uma experiência divertida e despretensiosa. Confira!

A convite da Universal Pictures tive a oportunidade de assistir o Velozes e Furiosos 9 e hoje vou contar a minha experiência sobre o filme. Mas antes, um recadinho rápido: O longa chega nos cinemas brasileiros nessa quinta-feira(hoje), 24 de junho e você já pode garantir seu ingresso. Pronto, agora que o recado foi dado, podemos começar o nosso review do filme. Então pega seu café, prepara um lanche bem leve e vem com a gente!

Eu não sei se posso ser considerado um fã de carteirinha da franquia, mas acompanhei todos os oito filmes da saga e sempre tive uma empatia pela franquia. E a partir do quarto filme, era notável que as cenas de ações começaram a receber mais destaques do que a corrida ilegal nas ruas, o que de um lado, tornava a franquia mais genérica. A cada filme que passava, as ações acabavam se tornando mais frenéticas e ao mesmo tempo mais absurdas ao olho humano, envolvendo físicas surreais e momentos de tirar o fôlego. E posso adiantar que Velozes e Furiosos 9 não apenas utiliza destes recursos como amplia de forma estratosférica aos olhos de seu público e o faz de forma marcante.

Acredito que esse trailer possa te mostrar um pouco do que esperar da ação neste filme:

A história de Velozes e Furiosos 9 segue os mesmos moldes dos últimos filmes, sempre tendo algum aparato tecnológico que caindo nas mãos erradas, pode acabar levando o rumo do mundo para direções catastróficas. Mas o diferencial do longa é a abordagem na história de Dominic Toretto (Vin Diesel), já que neste filme somos apresentados ao irmão de Dom, o Jakob Toretto (John Cena) que nunca foi citado em nenhum outro filme (Clássico irmão que foi “apagado” da família por motivos obscuros). A explicação acaba sendo meio defasa, mas durante o filme, você vai acabar perdoando esses tipos de continuação no roteiro. Porque desta vez eu acredito que o filme tenha se apegado no “brega”, no que faz Velozes e Furiosos ser o que é hoje. Um filme que ultrapassa o limite tanto na ação quanto em seu roteiro, conseguindo trazer até o Han (Sung Kang) de volta a vida. Tudo isso com explicações que tentam fazer sentido mas que no final, nem parecem ser levadas a sério e parecem ser empurradas a força para o telespectador.

O filme também traz de volta a vilã do oitavo filme Cypher (Charlize Theron) e também a personagem Mia (Jordana Brewster) além de personagens que passaram recentemente pela franquia, como Ramsey (Nathalie Emmanuel) e Sean Boswell (Lucas Black). Personagens clássicos de longa data como Letty Ortiz (Michelle Rodriguez) e a dupla Roman (Tyrese Gibson) e Tej (Ludacris) estão de volta. Além da ótima direção de Justin Lin.

Trazer uma perspectiva do passado de Dom acaba sendo um atrativo, cavar a fundo o seu relacionamento com seu irmão, mostrando de onde os fundamentos de Dom em relação a sua família foram criados. Das duas horas de filme, pode ter certeza que um terço será de cenas explanatórias, seja de flashbacks com seu irmão ou sobre o próprio Han. Mas reconheço que o longa, visto de uma perspectiva mais banal, sem muitas preocupações com o real, faz com que o filme se torne muito empolgante e por incrível que pareça, dependendo do quanto você se abrir para o filme, imersivo.

Pela primeira vez na franquia, eu larguei toda a preocupação com o realismo e um roteiro afiado antes mesmo de entrar no cinema e posso dizer que valeu a pena. Velozes e Furiosos 9 é um filme feito para você imergir num mundo paralelo ao nosso onde as leis da física não se aplicam e explicações mirabolantes que não fazem sentido, acontecem. E posso dizer que até o filme brinca com esse tipo de coisa e definitivamente é um acerto. Aceitar que o filme passa dos limites, te abre as portas para se sentir imersivo naquele mundo onde a “sorte” é constantemente abordada em cada cena de ação.

E caros leitores, cenas de ação neste filme, não falta, principalmente em escala. Ao longo dos filmes, as cenas de ação iam se superando cada vez mais, seja alguém pulando de um tanque para um carro durante uma perseguição numa ponte ou até Dom e sua “família” perseguindo um avião cargueiro prestes a decolar. Posso dizer com muita certeza que em Velozes e Furiosos 9, as cenas de ação foram ampliadas de forma que não consigo nem sequer imaginar. Sem dar spoilers, mas fiquei um pouco curioso para ver como o próximo Velozes e Furiosos irá superar a ação frenética, seja em perseguição, local ou até mesmo nas lutas.

Roman (Tyrese Gibson) e Tej (Ludacris) ainda acabam sendo a dupla que tenta trazer ao longa, o toque de comédia. Obviamente Roman, que teve sua primeira aparição no Velozes e Furiosos 2 e que agradou o público com seu jeito carismático de lidar com as coisas. O personagem ainda segue tomando as rédeas nesse tema, mas posso dizer que o relacionamento da dupla nesse filme, vai as alturas (literalmente). E como já dito antes, se você não tiver disposto a perdoar as bizarrices que o próprio filme fornecerá, não recomendo que você assista, porque você vai sair irritado do cinema.

Velozes e Furiosos 9 chega com tudo, trazendo personagens icônicos da saga, referências e belas homenagens, principalmente em relação ao Brian (Paul Walker). Se você assim como eu, gosta da franquia, se empolgará com certos momentos. A trama de Jakob, por mais forçada que seja, acaba sendo divertida e você acaba se envolvendo com a trama, por mais supérflua que seja. No quesito vilões a saga ainda não me apresentou um “Thanos” da vida, mas acredito que estejam tentando criar um, talvez para uma futura despedida da franquia? Veremos mais a frente. Porém é inegável que o longa finaliza com um gosto de “tem mais pela frente” e eu estarei esperando como sempre, para mais um Velozes e Furiosos.

Filme conta com uma trilha sonora repleta de músicas latinas e com participação de Anitta

Para quem acompanhou a franquia desde o seu início ou para quem gosta daquele filme “sessão da tarde” Velozes e Furiosos 9 é a escolha ideal para você ir ao cinema assistir. Diferente do oitavo longa que aparentava ser algo mais genérico, neste caso vemos um filme que abraça suas próprias loucuras e o torna mais divertido e um dos filmes mais marcantes da série, principalmente em relação aos últimos longas lançados da saga. Então vá sem pretensões de ser uma obra-prima e se divirta com as bizarrices que o filme vai te proporcionar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui