Gordofobia: maioria dos brasileiros gordos já sofreram algum tipo de preconceito.

Os constrangimentos por estar com sobrepeso e em diferentes graus de obesidade ocorrem na própria casa ou de familiares, em estabelecimentos comerciais, rodas de amigos, consultas médicas e locais de trabalho. Foto ilustrativa: Getty Images

Na sociedade, quando está fora dos padrões sempre acabam tendo um tipo de preconceito ou discriminação. Os corpos gordos, ganha cada dia mais espaço nas discussões sobre inclusão no Brasil. No dia 10 de setembro, é celebrado no país o Dia de Luta Contra a Gordofobia. E pensando nisso a plataforma TIM Ads foi ouvir a base de clientes pré-pagos da operadora sobre essas questões. Um destaque é o dado que 56% das pessoas, dentre as que se declaram gordas, afirmam já terem sofrido algum tipo de preconceito. Enquanto 82% do mesmo recorte dizem sentir que a discriminação se mantém igual ou vem até aumentando. 

Essa pesquisa teve 249.526 pessoas que quiseram responder em troca de bônus de internet. Desse bolo, 18% disse ser gorda e 60% diz que conhece alguém que seja. 

Quando perguntados sobre o respeito aos corpos gordos na sociedade, 42% dos que se declararam pessoas gordas afirmam que são respeitadas por todos e, 25%, se sentem respeitados pela maioria. Enquanto quem se declarou como não sendo gorda, 27% acreditam que elas são respeitadas pela maioria da sociedade, enquanto 25% enxergam esse respeito apenas entre os mais próximos.

O levantamento também perguntou sobre o que mais faz falta para a inclusão plena de pessoas gordas na sociedade. A falta de rampas, banheiros e estacionamentos acessíveis foi a resposta de 16%, enquanto outros 14% ainda afirmam que o que mais faz falta são atitudes respeitosas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui