5 motivos para adolescentes praticarem esportes

Daqui alguns dias, 19 de fevereiro, vai se comemorar o dia do esportista, para incentivar a prática esportiva. A data foi criada pela “Lei Zico” e revogada pela “Lei Pelé”, trazendo também o Dia do Desporto, em 23 de junho.

Temos uma pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde), que diz que 8 em cada 10 crianças, em 146 países, entre idades de 11 aos 17 anos, não praticam atividades físicas suficientes. Só no Brasil, 84% dessa faixa etária são menos ativos do que deveriam. Para se ter uma ideia, a OMS recomenda que jovens façam pelo menos 60 minutos de atividades durante 5 dias na semana.

Os exercícios são ótimos para o bom humor e o bem-estar, efeito da produção natural de serotonina e endorfina, as atividades físicas ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade. Esse resultado também melhora a memória e a capacidade de raciocínio. 

“Muitos esportes coletivos trazem situações problemas que necessitam de tomada de decisão, atenção e concentração. Por outro lado, existe a questão social, pois contribui para a cooperação e interação. O sentimento de pertencer e ser útil também favorece o desenvolvimento da autoestima e autoconceito”, comenta Fábio Ricardo Acencio, professor do Núcleo de Atividades Complementares (NAC) do Colégio Marista Maringá

1. Melhora a saúde de maneira geral

É de conhecimento geral que a atividade física é essencial em qualquer fase da vida. Quando praticada na adolescência, a prática diária de esporte melhora a saúde física e mental, estimula o convívio social e o equilíbrio emocional.

2. Aprimora a cognição

Muitos estudos revelam que praticar esportes pode aumentar sua capacidade intelectual. Um relatório do Instituto de Medicina dos Estados Unidos comprovou que adolescentes mais ativos demonstram maior atenção, têm processamento cognitivo mais rápido e melhor desempenho nos estudos.

3. Ensina sobre trabalho em equipe

Nos esportes, os jogadores aprendem a confiar uns nos outros e se motivar para atingir um objetivo comum. Embora os esportes individuais sejam ótimos, os coletivos ensinam sobre a importância do trabalho em equipe, respeito e empatia.

4. Melhora a saúde cerebral

Além de trazer benefícios físicos, o exercício beneficia outras partes do corpo, incluindo a mente. Isso porque, durante o exercício são produzidas substâncias químicas que ajudam a reduzir as chances de depressão e diminui sentimentos de ansiedade. Por outro lado, melhoram a imagem corporal e a autoestima.

5. Ajuda na concentração

Os esportes exigem tempo e comprometimento. Sendo assim, praticar alguma atividade física regular exige que os adolescentes desenvolvam duas habilidades importantes: foco e gerenciamento de tempo. Essas características são cruciais para alcançar seus objetivos de curto e longo prazo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui