A Regata Vela do Amanhã foi confirmada para acontecer na 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela com o objetivo de incentivar a prática da vela oceânica entre a nova geração de 15 cidades e seus respectivos núcleos municipais e estaduais. A competição, que terá início no sábado, 23 de julho deste ano, reunirá de 120 a 150 crianças no Yacht Club de Ilhabela (YCI).
A programação inclui um café da manhã para os jovens na chegada ao clube, seguido de uma palestra com a comissão de regata. Às 13h, os jovens entrarão em ação na Regata Vela do Amanhã, onde terão a experiência de velejar em barcos tradicionais da modalidade, ao lado de navegadores experientes e com carreiras vitoriosas.

(Foto: Fred Hoffmann)
Os organizadores da Semana Internacional de Vela de Ilhabela esperam apresentar para crianças das escolas de vela municipais e estaduais os barcos de oceano como uma alternativa para quando esses jovens saírem da classe Optimist ou dos barcos de monotipo, não apenas para velejar, mas também para trabalhar no futuro.
A iniciativa da Vela do Amanhã é uma oportunidade para trazer crianças e adolescentes de projetos sociais para experimentar a emoção de uma regata ao lado de ídolos do esporte, simbolizando o compromisso com o futuro e a formação de novos talentos. “Queremos criar essa aproximação com essa vivência em uma regata com barcos de oceano. Tenho certeza de que 95% dos participantes nunca subiram em um barco desse tipo. Será um dia de muito aprendizado!” afirmou Cuca Sodré, diretor técnico da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. O evento contará com jovens representantes de 15 cidades que terão núcleos de vela.