A exposição “Tina Turner: uma viagem para o futuro” será aberta ao público em 04 de maio no Museu da Imagem e do Som(MIS) em São Paulo. Esta é a primeira exposição brasileira dedicada à lendária artista. A mostra contará com fotografias históricas, conteúdos audiovisuais e instalações que exploram a carreira da rainha do rock, desde o início dos anos 1960 até o final dos anos 1990, sob as lentes de fotógrafos que fizeram parte da revolução musical e cultural que ocorreu na América nessas décadas. Tina Turner é uma das cantoras de maior sucesso de todos os tempos, com quase 200 milhões de discos vendidos e 12 Grammys. Suas imagens autênticas retratam uma personalidade e um tempo único que transpuseram décadas e seguem influenciando gerações.
A exposição foi organizada em torno de quatro temas principais relacionados à vida de Tina: sua inigualável carreira musical; o poder feminino que faz da artista um referencial de superação; sua marcante participação na sétima arte; e seu estilo único refletido nos figurinos e seus penteados emblemáticos, envolvendo colaborações com grandes nomes da moda. “Tina Turner: uma viagem para o futuro” reúne cerca de 120 fotos do acervo da The Music Photo Gallery, realizadas pelos fotógrafos americanos Ebet Roberts, Bob Gruen e Lynn Goldsmith e pelo londrino Ian Dickson, além de conteúdos audiovisuais e instalativos. Para as realizadoras da exposição, Lia Vissotto e Julia Borges Araña, Tina Turner sempre esteve à frente de seu tempo, antecipando tendências e simbolizando o espírito afrofuturista antes mesmo de seu reconhecimento cultural enquanto movimento.
André Sturm, diretor-geral do MIS, destaca que a exposição também destaca as reinvenções da artista ao longo de sua carreira. Tina se lançou como cantora muito jovem, ainda nos anos 50, mas alcançou o estrelato mundial décadas mais tarde, após terminar o turbulento relacionamento com seu mentor e parceiro de palco, Ike Turner, e mostrar toda a sua potência como artista solo. Sturm enfatiza que o público do MIS terá a oportunidade de conhecer todas as múltiplas facetas dessa incrível cantora, compositora e atriz.
Em resumo, a exposição “Tina Turner: uma viagem para o futuro” é a primeira exposição brasileira dedicada à lendária artista, que conta com fotografias históricas, conteúdos audiovisuais e instalações que exploram sua carreira desde o início dos anos 1960 até o final dos anos 1990. A mostra reúne cerca de 120 fotos, além de conteúdos audiovisuais e instalativos, organizados em torno de quatro temas principais relacionados à vida de Tina. Para as realizadoras da exposição, a artista sempre esteve à frente de seu tempo, antecipando tendências e simbolizando o espírito afrofuturista antes mesmo de seu reconhecimento cultural enquanto movimento. A exposição também destaca as reinvenções da artista ao longo de sua carreira.