Coca-Cola é a marca mais consumida fora de casa, segundo Kantar

Foto: Divulgação

Nos últimos seis meses, o cenário do consumo fora de casa passou por uma transformação significativa no Brasil. Os brasileiros estão saindo e comprando alimentos e bebidas com maior frequência, registrando um aumento de +1,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No primeiro trimestre de 2023, as três marcas mais escolhidas pelas famílias foram Coca-Cola (com 184 milhões de CRPs), Bauducco (com 43 milhões de CRPs) e Lacta (com 35 milhões de CRPs), conforme os dados do ranking Brand Footprint Brasil, desenvolvido pela Kantar, uma líder em dados, insights e consultoria. Esse relatório avalia a influência das marcas em território nacional, utilizando a métrica original chamada Consumer Reach Point (CRP), que mede a frequência com que as famílias compram produtos de empresas específicas.

Ao examinar a categoria de alimentos separadamente, destaca-se o aumento do interesse por snacks doces no Top 20. Nesse contexto, Bis e Freegells avançaram 11 posições cada uma, chegando ao 9º e 19º lugares do ranking, respectivamente. Quanto às bebidas, oito das 20 principais marcas mantiveram suas posições, com a Tang fazendo o maior salto ao subir da 35ª para a 16ª colocação.

De maneira geral, das 50 marcas mais consumidas, 24% registraram crescimento apenas na frequência de compras pelos clientes, enquanto 14% cresceram apenas em termos de penetração no mercado. Em contrapartida, 36% das marcas experimentaram aumento em ambos os parâmetros.

Sob a perspectiva dos consumidores, observa-se uma maior adoção da omnicalidade, com 50% dos consumidores visitando oito ou mais canais no primeiro trimestre de 2023, representando um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Kantar destaca que as marcas que diversificaram seus pontos de contato obtiveram mais sucesso em termos de vendas. No entanto, as empresas que se concentraram em canais de indulgência seguiram um caminho oposto.

Entre os pontos de contato mais influentes, destacam-se os hipermercados e supermercados (com um aumento de +22 CRP), seguidos por ambulantes (com +18 CRP) e bares (com +4,3 CRP). Em relação aos motivos de consumo, os brasileiros voltaram a valorizar aspectos básicos, como sabor (+25,8 CRP), vontade (+11,5 CRP) e hábito (+8,6 CRP). O ranking Brand Footprint Brasil envolveu a participação de 4.105 consumidores de sete regiões metropolitanas: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP), e avaliou mais de 160 marcas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui