Universal Music e Deezer lançam novo modelo de streaming Artist-Centric

Foto: Reprodução

A Universal Music Group (UMG), líder global em entretenimento musical, e a Deezer, uma das maiores plataformas independentes de streaming de música em todo o mundo, estão lançando um novo modelo de streaming que coloca os artistas e as músicas de maior engajamento em primeiro lugar. O formato, chamado Artist-Centric, está sendo lançado na França durante o último trimestre de 2023 e será posteriormente expandido para outros mercados, como parte da parceria estratégica anunciada pelas duas empresas.

Este novo modelo foi desenvolvido com base na análise de dados das duas gigantes da indústria musical, visando criar um sistema de remuneração que melhor reflete a relação entre os fãs e seus artistas favoritos. Isso marca uma mudança significativa no paradigma atual do streaming de música, reconhecendo a necessidade de redesenhar o sistema.

Baseado nisso, e na análise feita pela Deezer e UMG, as principais melhorias propostas no novo modelo de streaming que prioriza os artistas, inclui:

1. Foco nos Artistas – Incentivo em dobro para os chamados “artistas profissionais” (aqueles que têm um mínimo de 1000 streams por mês, vindo de um mínimo de 500 ouvintes), para recompensá-los de forma mais justa pela qualidade e dedicação que trazem às plataformas e aos fãs.

2. Recompensar conteúdo por engajamento – Incentivar e destacar hits que tem engajamento ativo dos fãs, reduzindo o impacto econômico do algoritmo na programação.

3. Desmonetização de sons não-artísticos – A Deezer pretende transferir os conteúdos não-artísticos para uma nova categoria, que não será incluída na distribuição de royalties.

4. Antifraude – Continuar impulsionando um sistema proprietário de detecção de fraudes  atualizado e rigoroso, capaz de remover o incentivo a atividades maliciosas e proteger os direitos autorais dos artistas.

O aumento exponencial no tamanho do catálogo de músicas disponíveis nas plataformas digitais, como a Deezer, que cresceu de 90 milhões para mais de 200 milhões de faixas em apenas dois anos, levanta a necessidade de medidas mais rigorosas para manter a qualidade e a experiência do usuário. Essa nova abordagem inclui a limitação de conteúdos não-artísticos, que inundam o espaço musical.

Jeronimo Folgueira, CEO da Deezer, destacou a importância dessa mudança, afirmando que ela apoiará a criação de conteúdo de alta qualidade e eliminará incentivos equivocados, protegendo e apoiando os artistas. Ele ressaltou a necessidade de reconhecer o valor de cada conteúdo adequadamente.

“Na Deezer, sempre colocamos a música em primeiro lugar, oferecendo uma experiência de alta qualidade para os fãs e defendendo a equidade na indústria. Agora estamos adotando uma mudança necessária que vai refletir melhor o valor de cada conteúdo e eliminar todos os incentivos equivocados, para proteger e apoiar os artistas.”

Michael Nash, EVP e Diretor Digital da UMG, enfatizou o compromisso com os artistas em todas as fases de suas carreiras, desde aqueles com milhares de fãs até os megassucessos. Ele observou que o novo modelo combaterá práticas fraudulentas que prejudicam os artistas e afirmou que a abordagem será flexível e adaptável à medida que a indústria musical continua a evoluir.

Olivier Nusse, CEO da Universal Music France, expressou seu orgulho por serem pioneiros na França com esse novo modelo, destacando que ele valorizará ainda mais o streaming e o engajamento dos fãs com as músicas criadas pelos artistas.

“Após um amplo relacionamento com a Deezer ao longo de 2023, estamos muito orgulhosos de sermos pioneiros na França e antecipar o lançamento do novo modelo de negócios que prioriza o artista. Esta iniciativa valorizará muito mais o streaming e o engajamento dos fãs para as músicas criadas por artistas.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui