O Festival do Rio 2023 divulgou os vencedores dos prêmios Redentor da Première Brasil e o Prêmio Felix. A cerimônia de premiação ocorreu no Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro na noite de domingo, 15, com a apresentação dos atores Carla Cristina Cardoso e Bukassa Kabengele.
A diretora do Festival, Ilda Santiago, enfatizou a importância dos festivais de cinema para um cenário cinematográfico em constante evolução. Além de agradecer pelo entusiasmo e pela alegria que o festival trouxe para o público e as salas de cinema. Ela também destacou o compromisso do Festival do Rio 2023 em promover a diversidade e pluralidade no cinema, bem como provocar reflexões sobre o país e seu futuro. Ela reforçou a crença no potencial transformador do cinema, enfatizando os 25 anos de trabalho dedicados a essa missão.

Walkiria Barbosa, diretora do Festival, mencionou o sucesso do Rio Market, que transmitiu palestras para milhares de pessoas em todo o país e proporcionou discussões fundamentais para a construção de políticas audiovisuais consistentes no Brasil.
Por fim, os prêmios cinematográficos, o Festival homenageou a atriz Nanda Costa e a compositora e percussionista Lan Lan. Recebeu o Troféu Suzy Capó de Personalidade do Ano no âmbito do Prêmio Felix. Ambas destacam-se em suas áreas profissionais e são um casal LGBTQIAPN+. No emocionante discurso de agradecimento, Nanda Costa compartilhou a evolução de sua carreira, lembrando sua primeira premiação no Festival do Rio em 2009. Além disso, agradeceu o fato atual poder compartilhar o palco com sua esposa e família, representando um avanço na aceitação e visibilidade das causas LGBTQIAPN+.