Com a febre dos carros elétricos se espalhando pelo país, impulsionada pela inovadora iniciativa da JAC Motors em 2019, a atração por esse tipo de veículo está crescendo rapidamente. Cada vez mais, pessoas de todas as partes estão adotando a ideia de carros sem emissões poluentes, que oferecem um custo por quilômetro super baixo, são silenciosos, confortáveis e sem vibrações.
Armados com um mapa dos emplacamentos, a equipe estratégica da JAC Motors colocou o pé na estrada em busca de novos parceiros. Eles visitaram cidades em todos os estados onde os modelos da marca estavam presentes, e onde havia um grande potencial de vendas. Sob a liderança do COO da JAC Motors, Nicolas Habib, a equipe percorreu mais de 40.000 km e realizou mais de 300 reuniões com representantes das principais oficinas nessas cidades.
“Visitamos todas as cidades pessoalmente e fizemos pelo menos três ou quatro reuniões com as oficinas mais importantes de cada uma. Foi um trabalho gigantesco para a nossa equipe”, destaca Nicolas Habib, enfatizando que a escolha de cada oficina considerou o tamanho, a reputação na cidade (após entrevistas com moradores e entidades de pós-venda), bem como a disponibilidade de equipamentos e ferramentas.
Depois de superada a etapa da papelada, as oficinas começaram a indicar mecânicos para passarem por cursos de treinamento. O objetivo era garantir que eles estivessem aptos a realizar a manutenção dos modelos elétricos da marca, bem como dos veículos a combustão vendidos anteriormente no país. “Já treinamos mais de 250 profissionais, e estamos planejando novas turmas para mais 350 mecânicos nos próximos dois meses”, destaca Habib.
“E o melhor de tudo? O investimento de cada oficina nesse projeto? Zero! Nós fornecemos todos os equipamentos”, diz o executivo. Cada oficina recebeu um kit básico de ferramentas, incluindo centrais eletrônicas de diagnóstico para veículos elétricos, diesel e gasolina, além de ferramentas específicas para os modelos da marca.
Além disso, cada empresa recebeu um carregador “wall box” para carros elétricos. “Aproximadamente 70% das cidades que receberam esses carregadores não tinham nenhuma opção de recarga para modelos elétricos. Estamos, portanto, colocando mais de 70 novas cidades no mapa da eletromobilidade do país”, destaca o COO da JAC Motors.
Nicolas lembra que, em casos excepcionais, as 110 oficinas contarão com o apoio dos “Flying Doctors“, uma equipe exclusiva de técnicos altamente treinados disponíveis para resolver problemas, seja por videochamada ou presencialmente em todo o Brasil.
Com um centro de distribuição de peças em São Paulo, com mais de 12 mil itens catalogados, a JAC Motors planeja oferecer às oficinas credenciadas o mesmo desempenho que já emprega na remessa de peças de reposição para a rede de concessionárias. “Nosso índice atual de atendimento é de 94% de envios para todos os pedidos de itens em um prazo de até 24 horas em um raio de 400 km, e 48 horas para distâncias maiores”, comenta o COO.
Para Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, esse projeto é um verdadeiro marco na história do mercado automotivo brasileiro. “Nunca houve uma ação tão abrangente para expandir os pontos de assistência de uma marca em favor de seus clientes. Além disso, essa ampliação vai aumentar o interesse dos moradores por modelos da marca, o que deve impulsionar as vendas de carros novos, especialmente para os lançamentos previstos para 2024”, ele destaca com entusiasmo.