TIM celebra o Mês Internacional das Pessoas Idosas com programa de Inclusão Geracional!

Crédito: Divulgação

A TIM está em festa! Este mês, a empresa celebra o Mês Internacional das Pessoas Idosas, destacando seu incrível Programa de Inclusão Geracional. Esse projeto visa promover o desenvolvimento de novas habilidades e a integração de profissionais com 50 anos ou mais na equipe, valorizando a diversidade geracional e a longevidade na carreira. Isso tudo faz parte da estratégia de Diversidade & Inclusão da TIM, que busca criar uma cultura acolhedora para pessoas de todas as idades. ✨

O programa oferece uma trilha de desenvolvimento, com conteúdos super interessantes sobre autoconhecimento, empoderamento profissional, adaptação às mudanças, futuro do trabalho, transformação digital e muito mais. Além disso, ele estimula o respeito e a conexão entre as diferentes gerações que trabalham juntas, promovendo uma troca de experiências e aprendizados que ajudam a superar desafios. ️

Com uma abordagem inovadora e uma representatividade acima da média do mercado, a TIM se destaca com 10% do seu quadro de colaboradores composto por profissionais 50+, superando a média de 3% a 5% das grandes empresas. “A TIM se orgulha em ser referência global em inclusão e diversidade, cuidando de todas as gerações com atenção e respeito. Nosso compromisso é criar um ambiente de trabalho onde cada pessoa, independentemente da idade, continue a evoluir na carreira, aprendendo novas habilidades e compartilhando conhecimentos. Com o Programa de Inclusão Geracional, aceleramos o desenvolvimento digital e potencializamos o talento de nossos colaboradores a partir dos 50 anos, sem reforçar estereótipos e respeitando a história de cada um. Ao valorizarmos a diversidade etária, fortalecemos nossa cultura inclusiva e construímos um futuro mais sustentável e inovador para a TIM”, ressalta Alan Kido, Gerente Executivo de Cultura, Educação e Diversidade & Inclusão da TIM Brasil.

Durante o mês de outubro, a TIM intensifica suas ações de conscientização e celebração da diversidade etária, promovendo comunicações, palestras e atividades que ressaltam a importância da inclusão de profissionais 60+ no mercado de trabalho. As iniciativas não só buscam sensibilizar, mas também engajar todos os colaboradores na construção de um ambiente mais inclusivo e respeitoso. “Foi incrível participar das oficinas do Programa de Inclusão Geracional! Muito intensas, cheias de novas ideias que nos levam a refletir e ponderar sobre como podemos renovar, inovar e crescer com um mundo de oportunidades onde as trocas entre as gerações são fundamentais”, destaca Marlene Gomes, que atua na área de Insurance Management na TIM.

Dados do Mercado e da TIM

Atualmente, cerca de 26% da população brasileira tem 50 anos ou mais, e 20% desse grupo está economicamente ativo. No entanto, as grandes empresas possuem, em média, apenas 3% a 5% de colaboradores nessa faixa etária. Em um cenário onde quatro gerações diferentes trabalham juntas pela primeira vez na história, muitas organizações ainda hesitam em contratar profissionais mais velhos, devido a percepções erradas sobre sua capacidade de adaptação tecnológica e flexibilidade. ️

Contrariando essa tendência, a TIM se destaca com 10% do seu quadro composto por profissionais 50+, superando significativamente a média do mercado. Além disso, 20% das posições de liderança na empresa são ocupadas por pessoas dessa faixa etária.

O Censo de Diversidade e Inclusão da TIM mostra que colaboradores com 45 anos ou mais avaliam positivamente as oportunidades de desenvolvimento e crescimento na empresa, evidenciando o ambiente inclusivo que a TIM proporciona.

Maria Amélia Galhardo, profissional de Accounts Payable na TIM, também comenta: “Como uma profissional 60+, participar do programa foi uma experiência enriquecedora, com temas essenciais para o futuro do trabalho. Entendi o poder que a inteligência artificial e a análise de dados têm no futuro dos negócios e como essas tecnologias podem ser aliadas na inovação e na tomada de decisões.”

Reconhecimento no FTSE Russell D&I Index 2024

Pelo quarto ano consecutivo, a TIM é reconhecida como uma das empresas mais diversas e inclusivas do mundo, conquistando a 2ª posição global e a liderança no setor de telecomunicações no FTSE Russell D&I Index 2024. Este índice é uma ferramenta importante para investidores que buscam empresas com práticas avançadas em diversidade e inclusão. O resultado representa um marco para a operadora, que se destaca como a mais inclusiva do setor de telecomunicações e líder entre as brasileiras.

Parte do London Stock Exchange Group (LSEG), o FTSE Russell D&I Index avalia 15.500 companhias globais de capital aberto, de acordo com 24 métricas distribuídas por quatro pilares principais: Diversidade, Inclusão, Desenvolvimento de Carreira e Impacto Social. A TIM brilha ao alcançar a 2ª colocação global, reforçando seu compromisso com práticas empresariais responsáveis e inclusivas. ✨

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui