A Prefeitura de São Paulo deu mais um passo rumo ao futuro! A cidade acaba de receber os cinco primeiros ônibus elétricos equipados com câmeras inteligentes conectadas ao Programa Smart Sampa ⚡. Esses veículos fazem parte do novo lote de 115 coletivos não poluentes, apresentados nesta quinta-feira (3), em um evento no Sambódromo do Anhembi, pelo prefeito Ricardo Nunes.
“São ônibus de muita qualidade e que, evidentemente, por serem elétricos, não emitem dióxido de carbono. Cada um evita o uso de 35 mil litros de óleo diesel por ano”, destacou o prefeito. Ele também frisou que, além de promover sustentabilidade e segurança, os novos ônibus proporcionam mais conforto e melhores condições de trabalho para os motoristas. A entrega não foi maior, segundo Nunes, devido à falta de infraestrutura elétrica nas garagens das empresas concessionárias.
As câmeras inteligentes embarcadas vão muito além da vigilância tradicional: elas identificam foragidos da Justiça, registram furtos, roubos e atuam na proteção das mulheres contra o assédio. Tudo isso em tempo real, com transmissão direta para a central do Smart Sampa ️️.
“Ter ônibus elétrico já é um avanço enorme. Mas ter ônibus que protegem as pessoas é ainda mais incrível. Só as câmeras já mereceriam um evento próprio”, disse o secretário municipal da Segurança Urbana, Orlando Morando, ressaltando o impacto positivo da tecnologia na rotina dos passageiros.
Cada veículo conta com duas câmeras – uma na frente e outra atrás – monitorando tudo 24 horas por dia enquanto o coletivo estiver em circulação. Isso ajuda, inclusive, na identificação de pessoas desaparecidas ️♀️.
Com essa nova entrega feita pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans, São Paulo agora conta com 728 veículos não poluentes: 527 movidos à bateria e 201 trólebus. Juntos, esses veículos deixam de emitir mais de 10 mil toneladas de CO₂ por ano . Todos são equipados com ar-condicionado, entradas USB e Wi-Fi, garantindo uma viagem mais confortável para os passageiros.
Os novos ônibus foram adquiridos por meio de subvenção, com um investimento de R$ 242 milhões. Dois dos modelos equipados com câmeras são da concessionária Campo Belo, dois da Norte Buss e um da Movebuss.
“Essa entrega reforça o compromisso do prefeito com a mobilidade limpa, o meio ambiente e o bem-estar da população”, afirmou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Celso Caldeira. Ele lembrou que a frota de ônibus da cidade tem mais de 12 mil veículos, transportando mais de 7 milhões de pessoas todos os dias. Segundo ele, aumentar a frota de veículos movidos a energia limpa é prioridade absoluta.
Dados da plataforma E-Bus, que monitora ônibus elétricos no mundo todo, colocam São Paulo no topo do ranking nacional, com a maior frota de ônibus elétricos do Brasil! Um marco importante na corrida pela descarbonização do transporte urbano e melhoria da qualidade do ar ️.
Os coletivos recém-apresentados vão rodar por todas as regiões da cidade, operados por empresas como Movebuss, Sambaíba, Express, Transcap e Campo Belo. Os modelos variam entre os tipos Padron (13 e 15 metros) e Básico, prontos para atender aos mais diversos itinerários.
“Estamos tornando São Paulo uma cidade mais humana e saudável. Isso significa mais qualidade de vida e mais anos de vida para os paulistanos. São Paulo está na vanguarda, não só no Brasil, mas no mundo”, afirmou o secretário municipal de Mudanças Climáticas, Renato Nalini.
✈️ Quem já está ao volante de um dos novos elétricos é a motorista Erika Nogueira Oliveira, de 37 anos, que trabalha no transporte coletivo há 17 anos. “O ônibus elétrico é mais leve e tranquilo de dirigir. E as câmeras devem ajudar bastante a evitar assédio, furtos e até brigas entre passageiros”, contou ela, empolgada com a novidade.
E as inovações não param por aí! A SPTrans estuda incluir novas formas de energia limpa, como veículos movidos a gás natural e biometano, fortalecendo ainda mais a mobilidade sustentável em São Paulo .