“Cenas da Menopausa” chega a São Paulo com humor, reflexão e muita diversão

Crédito: Mateus Spohr

Depois de uma temporada de sucesso estrondoso em Portugal , o espetáculo “Cenas da Menopausa” desembarcou em São Paulo ✈️ para uma curta, mas memorável temporada no Teatro Claro MAIS SP, desde o dia 12 de junho. A comédia musical estrelada por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello — que também assinou a direção — arrancou gargalhadas e muitas reflexões. O texto e as versões musicais foram criados por Anna Toledo. ✨

‍ Uma peça que falou (e fez rir) sobre a mulher 50+

“Cenas da Menopausa” jogou luz sobre o universo da mulher 50+, abordando com muito humor situações que surgem no “segundo ato” da vida. Foram esquetes hilárias, recheadas de paródias musicais, que trouxeram personagens divertidas, sinceras e, muitas vezes, bem dramáticas.

Na pauta? As inquietações, angústias, sonhos e desejos que surgem na maturidade — tudo isso embalado pela inescapável menopausa. ️

Mudanças no corpo, dilemas sobre carreira, saúde, beleza, cobranças sociais e, claro, os relacionamentos. Tudo foi tratado de forma leve, divertida e, ao mesmo tempo, reflexiva. ❤️

️✨ Voz pra quebrar tabu!

“A menopausa não é um fim, é um recomeço — e virou espetáculo! Subi no palco pra dar voz a essa revolução, com humor, verdade e emoção. Já falamos de tantos tabus… por que não esse? No palco, fui muitas; na plateia, fomos milhões — e, juntas, seguimos mais livres”, declarou Claudia Raia.

Anna Toledo, autora da peça, revelou: “Escrever isso foi um desafogo! Na época, eu estava no meio do climatério, completamente perdida. Foi chocante perceber o quanto eu não estava preparada pra uma fase que acontece com todas nós!”.

Rindo dos perrengues!

Jarbas também contou os bastidores: “Desde o começo, a gente sabia que tinha que ser uma comédia, pra falar com leveza de um tema que, às vezes, pesa. O texto teve muito da experiência da Claudia, da minha como marido, e da própria Anna, que estava passando por isso”.

Ele completou: “Optamos por esquetes, mostrando diferentes mulheres em situações diversas. E no final ainda rolava um bate-papo com a plateia, que virou praticamente um momento de desabafo coletivo. As mulheres perceberam que não estavam sozinhas”.

As fases do… luto ovariano!

O espetáculo se inspirou nas famosas fases do luto (sim, é isso mesmo!): choque, negação, revolta, depressão, barganha e aceitação. Cada cena mostrava uma mulher lidando com um desses momentos. Quem conduzia tudo isso era Teresa, que atravessava todas essas etapas.

E se era pra rir… todo mundo riu junto! “A menopausa é perrengue, sim. Mas também rende histórias hilárias!”, comentou Anna.

Divas, paródias e muita risada!

Além das cenas, o show teve intervenções musicais hilárias, com paródias de músicas POP que todo mundo conhece! “Escolhi hits eternizados por divas, pra trazer ainda mais força feminina pra narrativa”, explicou Anna.

‍ Quem foi quem no palco?

A história girou em torno de Teresa (Claudia Raia), uma mulher de 49 anos, casada há 18, mãe de dois filhos e atolada no trabalho como corretora de imóveis. No meio desse caos, ela se deparou com algo inesperado: os primeiros sinais da menopausa!

Ondas de calor, insônia, variações de humor e um turbilhão de questionamentos invadiram sua vida, transformando sua rotina numa verdadeira comédia surreal.

Ao longo da peça, Claudia também deu vida a:

  • Laurinha, cinquentona sarada, divorciada, super jovial e em total negação dos sintomas;

  • Gilda, sessentona hippie, desencanada, recém-divorciada (foi trocada por uma de 20 e poucos );

  • Isabel, uma executiva workaholic, que mal tinha tempo pra respirar, quanto mais pra se cuidar;

  • Além de um mix MARA de divas 50+ que apareciam na abertura do espetáculo. ✨

Já Jarbas encarou uma verdadeira maratona de personagens:

  • Mario, marido de Teresa;

  • Alberto, ex-marido de Gilda;

  • Um médico meio doido;

  • Um vidente que fazia realinhamento energético, tarô e búzios ;

  • Uma vendedora, uma freira, a Tia Judite (uma rabugenta de 75 anos), a cantora Madonna, e o icônico Vini Visage, cabeleireiro e influencer fofoqueiro do YouTube. ‍♂️

Hits dos anos 80 e 90 bombando no palco!

O público se divertiu com clássicos como:

  • “Fever / Hot Stuff / Flashdance” (na abertura );

  • “Total Eclipse of the Heart”;

  • “Like a Virgin”;

  • “I Will Survive”, entre outros.

Cada música veio em forma de paródia, trazendo ainda mais humor e ironia pra trama.

Cenário, figurino e MUITA transformação!

O cenário foi super dinâmico! ️✨ Feito de módulos de madeira que os próprios atores movimentaram em cena, se transformando em segundos em ambientes como academia, loja, camarim ou quarto. Tudo pensado nas curvas e nas mil camadas que a vida feminina tem.

A iluminação brilhou, ajudando a criar o clima de cada cena. E as trocas de figurino foram um show à parte: 12 trocas de roupa de Jarbas e 11 da Claudia, sem contar mais de 60 peças espalhadas pelo palco.

Sucesso absoluto em Portugal!

Antes de aterrissar em São Paulo, a peça ficou 6 semanas lotando o Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, como parte do centenário do espaço. Depois, rodou Portugal inteiro, passando por cidades como Porto, Aveiro, Póvoa de Varzim, Leiria, Figueira da Foz e Faro. Ao todo foram 67 apresentações e mais de 70 mil espectadores!

O sucesso foi tão grande que eles precisaram abrir sessões extras pra dar conta da procura!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui