A história foi escrita na areia do Jalapão! 🏁🔥 A piloto Bia Figueiredo entrou de vez para os livros do automobilismo brasileiro ao se tornar a primeira mulher a vencer uma etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Raid na categoria Carros. Ao lado do navegador Beco Andreotti, a piloto conquistou o lugar mais alto do pódio no Rally Jalapão 2026, após completar os mais de 1.300 quilômetros de percurso com o tempo total de 11h11m07s69.
A bordo do protótipo da equipe Sizmic Racing, equipado com motor Ford V8 5.0, a dupla encarou uma das provas mais desafiadoras do calendário nacional e saiu com um resultado histórico.
A 12ª edição do Rally Jalapão mostrou mais uma vez por que é considerada uma das competições mais casca-grossa do país. Foram quatro dias de disputa intensa, cerca de 800 quilômetros cronometrados e uma mistura insana de terrenos entre as cidades de Palmas, Lizarda e São Félix do Tocantins.
Acostumada a acelerar forte na Copa Truck e na Stock Car, Bia Figueiredo já havia quebrado barreiras no kart, na Indy Lights e na Stock Car Brasil. Agora, adiciona mais um feito inédito ao currículo. E o detalhe é ainda mais impressionante: essa foi sua primeira experiência completa no rali, sua estreia na areia e também o primeiro contato com o protótipo utilizado na prova.
“Eu só tinha experimentado off-road em trajetos curtos. Foi meu primeiro rali completo e achei animal, muito difícil. A primeira meta era não sofrer acidentes, já que historicamente os carros capotam nesse tipo de prova com curvas rápidas. Mas conseguimos manter um bom ritmo e melhorar a cada dia, com boa velocidade e sem risco. Se houvesse mais mulheres competindo, nossas chances de vencer também seriam maiores“, destacou a piloto.

Segundo Bia, a experiência de Beco Andreotti foi decisiva para o resultado. Com 26 anos de trajetória no rali, o navegador é hexacampeão do Jalapão e tetracampeão dos Sertões.
“Não é fácil andar a 170 km/h na areia com árvores do lado. O Beco me ajudou muito a manter o limite do carro. Agradeço à Ford pela oportunidade e à equipe Sizmic pela confiança. Estrear com vitória é muito legal e espero poder repetir a dose“, afirmou.
Mão na graxa e perrengues raiz
Se alguém pensa que a estreia foi tranquila, está muito enganado. O primeiro dia já colocou a dupla à prova em uma etapa maratona, sem qualquer apoio mecânico. Uma pedra rasgou uma coifa do carro e obrigou piloto e navegador a literalmente colocarem a mão na graxa para seguir na disputa.
“Fora isso, não tivemos nenhum problema com o carro. Fiquei impressionada o quanto ele aguenta, suportando trancos e trechos agressivos“, comentou Bia.
E os desafios não ficaram restritos às trilhas. Fora das especiais, a dupla ainda precisou lidar com um clássico dos perrengues do off-road.
“Alugamos uma casa e descobrimos que havia um ninho de baratas embaixo da cama. Foi preciso fazer uma faxina antes de dormir“, contou a piloto, arrancando risadas dos bastidores.
Para Beco Andreotti, o desempenho da companheira de equipe mostrou todo o talento da piloto.
“Foi uma prova muito dura e ela mostrou que é uma piloto extraordinária, com vontade de evoluir e aprender. Foi aumentando o ritmo e levou o carro no limite com segurança“, destacou.
O veículo da equipe, desenvolvido pela sul-africana NWM Motorsport, também chamou atenção. O protótipo conta com chassi tubular, motor Coyote V8 do Mustang e dois amortecedores por roda.
“Ele é sensacional, robusto, tem alta performance e uma confiabilidade incrível, com índice de chegada superior a 97%, muito acima de outros carros de rali. No Jalapão isso se confirmou e conseguimos completar a prova sem nenhum problema sério“, comemorou a equipe.
Com estreia histórica, vitória inédita e muito pé embaixo, Bia Figueiredo mostrou que não existe terreno impossível quando talento, coragem e determinação aceleram juntos. 🚗💨🏆
#BiaFigueiredo #RallyJalapao2026 #RallyRaid #Automobilismo #Motorsport #Ford #SizmicRacing #OffRoad #EsporteAMotor #CopaTruck #StockCar











