BYD no Brasil: Como a marca chinesa virou a 4ª mais vendida com marketing inovador

Pablo Toledo | Crédito: Gabriel Reis/Valor

Em ritmo bem brasileiro, a fabricante chinesa de carros elétricos BYD (sigla para Build Your Dreams) vem acelerando na divulgação da marca por aqui! A estratégia de marketing da marca inclui campanhas na TV aberta e parcerias com influenciadores — até motoristas de aplicativo entraram na jogada como verdadeiros embaixadores da marca ✨. Quem explica tudo isso é Pablo Toledo, diretor de Marca e Comunicação da BYD, em entrevista ao novo episódio do 15Cast, que vai ao ar nesta terça-feira (17) ️.

Para fazer essa estratégia virar realidade, a equipe brasileira teve que convencer a matriz na China a sair da zona de conforto. “Lá, não se anunciava em TV aberta há oito anos! A gente bateu o pé dizendo que no Brasil isso era essencial pra apresentar uma marca nova, ainda mais com o histórico das marcas chinesas por aqui”, revela Toledo.

Além da presença na TV, novelas e campeonatos de futebol ⚽, a BYD também apostou alto em celebridades como Gusttavo Lima , Marina Ruy Barbosa e Luiz Miranda . Mas foi com os motoristas de aplicativo que a marca criou um laço especial. “Destes, nós com certeza mudamos a vida”, disse Toledo, cheio de orgulho.

Presente no Brasil há 10 anos — e há 3 anos vendendo carros —, a BYD alcançou em maio um feito de respeito: virou a 4ª marca de veículos leves mais vendida no país, segundo a Fenabrave .

E qual o segredo por trás desse sucesso? Muita pesquisa e desenvolvimento! “Na sede, em Shenzhen, tem uma placa que diz: ‘Se há 1% de chance de achar uma solução, é preciso 100% de dedicação pra encontrá-la’”, conta Toledo. “No fim do dia, essa é a diferença: são 120 mil engenheiros pensando se o carro vai entrar na água e não afundar, se vai girar 360º ou se vai ser um smartphone com quatro rodas” .

O executivo também comentou sobre a futura fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia ️, que está em fase de construção e enfrentou questões relacionadas às condições de trabalho de empresas terceirizadas. Mesmo assim, a marca confirmou: a inauguração está prevista para junho de 2026 .

Os episódios da terceira temporada do 15Cast, videocast de marketing e inovação do Valor, estão disponíveis no site oficial, redes sociais e nas principais plataformas de áudio e vídeo do país — Apple Podcasts, Deezer, Spotify e YouTube. Lá também dá pra conferir tudo das temporadas anteriores!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui