Gosta de roça, pão de queijo, MG, e vida simples? Então corre aqui e vou te apresentar um caboclo que resume isso tudo em seu conteúdo. ele chama Gustavo Tubarão – @ogustavotubarao (Gustavo Almeida Freire), 21 anos de Minas Gerais. Ele vem fazendo vídeos desde 2017, porém foi no auge da pandemia no ano passado, quando mudou o formato de seus vídeos trazendo uma simplicidade extraordinária, um humor inteligente e sempre enaltacendo a vida no campo ou melhor na roça, do estado de MG, dos seus bichos como o seu cachorro Paiacin (viralizou o vídeo quando adotou o animal), a Pampa (um carro clássico da Ford) e da comida mineira da dona Creuza (sua avó). Seu conteúdo que me viciou em poucos stories e a todos que o apresento. Esses vídeos me ajudaram demais a sorrir em momentos complicados nessa pandemia.

Trabalho com internet desde 2015, dentro de assessoria de comunicação ou o famoso “RP” ou ainda de forma corporativa o “PR” e descobrir talentos na internet para o meu malling. Também tafefa como jornalista para entrevistas no meu site é normal, geralmente vejo o criador de conteúdo crescer de pouquinho em pouquinho e meio rápido quando é apenas para o público teen.

De botas, chapéu, fivela e sotaque caipira e com orgulho de não perde-lô, Gustavo, em pouquissímos meses atingiu 5,1 milhões de seguidores no instragram e 4,2 milhões no TikTok quando começou a mudar o conteúdo que vinha experimentando desde 2017.
Esse moço faz vídeos gravados diretamente da roça de sua família em Cana Verde, no Centro-Oeste de Minas Gerais. Ele grava vídeos com intuito de ajudar as pessoas, pois já sofreu com depressão devido ao bullying que sofreu e ataque do pânico e se seu trabalho ajuda as pessoas na luta com essas doenças, diz não ter alegria maior pra ele.
“Procuro sempre ser verdadeiro, mostrar quem realmente sou. Inclusive, quando não estou muito bem, compartilho isso porque as pessoas precisam entender que nós não somos robôs” , explica Tubarão.
Eu tive um encontro incrível “NUH!” com ele e a sua turma que trouxe para seus stories, na porta de um hotel aqui em Sampa, estava como seu “filho” Isaac Amendoim –@oisaacamendoim e seu parça Fael Junio – @ofaelalegria e fui mostrar um pouquinho do homem da roça paulista ahah. Assista o papo que chamei na ideia o agroboy mais famoso do momento.
Solta o dedo no play:
Já deve ta apaixonada né? Porque sim é 1 min de prosa e você se encanta com esse mineiro raiz. Triste por não aprender o seu bordão famoso, para encontros com os animais como gado e cavalos o “ram tchê tchê tchê”.

Seu sonho é lutar por essa causa e abrir uma ONG para ajudar pessoas que sofrem desses distúrbios que já citei. Ele conseguiu superar essa fase difícil da vida, reencontrou sua essência e pretende fazer isso para ajudar os outros.

Apesar de não ter recebido apoio em sua escolha de gravar vídeos para internet, Gustavo acredita que as pessoas mais importantes da vida são a família. Hoje já mais famoso e circulando por programas como da Eliana do SBT e outros canais de relevância como do Christiam Figueiredo, Matheus Mazzafera e Enaldinho por exemplo. Se você ficou morrendo de amores por ele, xiii, parece que o moço ainda é solteiro, mas teve algo a mais com a influenciadora Danielle Diz.
Também participa da trupe dos “Agros Boys” com Jacques Vanier, Rafael Gomes e sim tem um gringo norte americo no meio, o Joshua (Gringo Comédia ou Jaguatirica). Aliás o Gustavo divulga outros nomes da internet em seus stories, como do humorista Fernando Sardinha – @ofernandosardinha , que faz um português moderno perdido na sua roça e entre outros influenciadores.
O apelido de Tubarão é pelo seu medo do animal, mesmo ele sempre viveu a maioria do tempo no interior de MG, que nem ter mar. Como ele diria, “tem base?” .
Ver essa foto no Instagram
Caso encontre com esse muso do roça, não fale mal do seu amado time , o Galo (Atlético Mineiro), ofereça pão de queijo e aprenda com ele o modo correto de come-lo e conheça também um pouco dessas expressões gostosas e engragadas nesse dicionário de “Mineirês“:
Aqui – olha aqui
Arreda – chegar pra lá
Arroiado – cheio
Ataiá – cortar caminho
Atazaná – encher o saco
Bagaça – coisa ruim
Bobiça – bobagem
Cabuloso – estranho, complicado
Caça confusão – arrumar briga
Cacunda – costas
Cadin – um pouco
Cadiquê – por causa de quê
Cambada – grupo de pessoas
Capaz – de jeito nenhum
Casca fora – sumir
Causo – caso, estória
Cê tá bão? – Você está bem?
Culiado – aliado
Curuis – credo
Custoso – difícil
Di butuca – espiando
Di fasto – de ré
Di vera – verdade
Dediprosa – conversar um pouco
Deus ti pague – obrigado
Dimais da conta – além do esperado
Disfeita – menosprezo
Disgrama – desgraça, desaforo
Ê, lá em casa – desejo
Ê, lasquera – surpresa boa ou má
É mió – é melhor
Em tempo – correndo o risco
Embuchá – engravidar
Encantoá – deixar sem saída
Encarangá – encolher de frio
Encasquetá – fixar ideia na cabeça
Enrabichado – envolvido com alguém
Entojado – chato
Estorvano – atrapalhando
Êta, ferro – se dar mal, desespero
Facidéia – sei
Fica veiáco – precaver-se
Fingi di égua – fingir de bobo
Furdunço – confusão
Garrado – atrasado
Gastura – nervoso
Gradicido – Obrigado
Intojo – chatice
Inventá moda – agir de modo inusitado
Ispia só – olhe
Isturdia – outro dia
Jacu – capiau, idiota
Logo ali – lugar distante
Saiba mais sobre Gustavo Tubarão:
- Um lugar: Mineirão
- Uma música: Frio da Madrugada (Rionegro e Solimões)
- Um hobbie: Jogar bola
- Um filme: Sexta-Feira 13
- Uma série: Breaking Bad
- Um desenho animado: Pica-pau
- Uma comida: Pão de queijo
- Uma época do ano: Festa Junina
- Uma pessoa: Ronaldinho Gaúcho
- Um esporte: Futebol
- Um animal: Tubarão
- Uma cidade em Minas: Cana Verde
- Uma gíria mineira: “Não tem base”
- Uma saudade: Meus cachorros que já morreram
- Um passeio: Guarapari

Produção: Jacqueline Miranda
Apoio para a gravação e fotos:
Samsung Brasil – Cedeu um Galaxy S21 Violet e deu um Galaxy S20 Ultra.
Óticas Jabaquara – Deu uma armação e lentes.