Se você trabalha na área de TI, temos uma notícia bem interessante para você. Por causa da alta demanda de profissionais, o diploma, que antes era extremamente importante para se destacar no mercado. Hoje já não é bem assim. Com a alta demanda de profissionais de TI, segundo a Catho. As empresas acabam procurando pessoas que tenham conhecimento na área e não necessariamente o diploma. Interessante, né?!
De acordo com Rosso, é que a maioria não aprende programação nos cursos universitários e sim por outros meios, como em cursos livres que oferecem um conhecimento mais técnico. Por conta disso, é grande o número de empresas que já não exigem diploma universitário para a contratação de profissionais de TI. Algumas, inclusive, têm apostado em iniciativas de capacitação de pessoas para ocupar as vagas ociosas.
Exemplo de iniciativa que tem empresas importantes da área da tecnologia como apoiadoras é o mais recente curso lançado pela Digital House, uma das maiores escola de habilidades digitais da América Latina: o Certified Tech Developer. Destinado a jovens que acabaram de concluir o ensino médio, o curso foi desenvolvido para que, em um período de dois anos, os eles adquiram todos os conhecimentos técnicos necessários para sua inserção no mercado de trabalho na indústria tecnológica. Bacana, né?!