A startup de conteúdo voltado para a comunidade negra, AFRO TV, juntamente com a marca de snacks Doritos, lançou a série “Nova Música Negra Brasileira“. Com o objetivo de revelar talentos da música negra no país, a série é um projeto em formato de reality show, idealizado e produzido pela AFRO TV e coordenado pela Almap BBDO. A série conta com seis episódios gravados em 2021, em Salvador (BA), que apresentam a trajetória musical de cada talento, além do processo de criação de cinco feats. Cada etapa será divulgada nas mídias sociais da AFRO TV, de Doritos e dos perfis de cada artista participante, e para acompanhar os episódios, basta acessar o site oficial.
Na série, artistas experientes na cena da música negra baiana escolhem jovens talentos emergentes para mentorear, conectando gerações em suas mais variadas expressões culturais e, assim, impulsionando o ecossistema da música negra independente. Os novos talentos foram convidados pela AFRO TV por meio de entrevistas pessoais e audições, em que falaram sobre vida e carreira. Cada um recebeu a mentoria e gravou uma música autoral junto com um grande nome da música negra baiana.
O projeto foi criado com o intuito de democratizar as experiências e espaços e de dar mais visibilidade à nova cena da música negra que está emergindo das periferias brasileiras e, especialmente, em Salvador (BA), considerada pela UNESCO a capital da música brasileira e berço de movimentos culturais como a Tropicália, Axé Music, Blocos Afro, Pagodão, entre outros gêneros. A diversidade e a representatividade são pilares que fazem parte do DNA não só de Doritos como também da PepsiCo. Ao abraçar esse projeto com a AFRO TV, buscamos dar espaço e holofote a quem ainda não teve uma oportunidade de mostrar ao mundo seu talento.
Comentando sobre o projeto, Cecilia Dias, Vice-Presidente de Marketing da PepsiCo Brasil, afirmou que a empresa está comprometida com a promoção da diversidade e da representatividade. Segundo ela, a intenção da parceria é democratizar as experiências de fala, impulsionar a transformação estrutural na sociedade e dar espaço para a quem ainda não teve uma oportunidade de mostrar ao mundo seu talento. Assim como artistas negros(as) já conhecidos(as) por sua trajetória no meio, a nossa intenção é a de democratizar as experiências de fala.
Para conferir tudo, é só acessar o canal do Youtube.