Banco de Sangue de São Paulo faz apelo urgente por doadores do tipo O-

Créditos das fotos: Mateus Amorim

O GSH Banco de Sangue de São Paulo está lançando um apelo urgente aos doadores de sangue do tipo O-. Os estoques deste tipo sanguíneo estão atualmente 22% abaixo do ideal, uma situação preocupante que precisa ser enfrentada com rapidez e determinação.

De acordo com a instituição, a demanda por hemocomponentes tem sido excepcionalmente alta, em parte devido ao grande número de cirurgias eletivas e aos casos de dengue que têm sido registrados. Esta combinação de fatores tem colocado uma pressão significativa sobre os estoques, levando a uma situação crítica.

“Neste momento, estamos fazendo um apelo emocionado aos nossos doadores para que venham fazer suas doações o mais rápido possível”, explica Janaína Ferreira, líder de captação do GSH Banco de Sangue de São Paulo. “Estamos enfrentando uma situação em que todas as bolsas de sangue coletadas são imediatamente consumidas devido à alta demanda. Precisamos equilibrar nossos estoques com uma margem de segurança adequada para garantir que não faltem hemocomponentes para os pacientes em tratamento que dependem de transfusões de sangue.”

O tipo O negativo é especialmente crucial, pois é considerado universal e pode ser transfundido em qualquer pessoa em casos de extrema urgência, quando não há tempo para realizar exames para determinar o tipo sanguíneo do paciente. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda o uso de bolsas de sangue O- em recém-nascidos de até 4 meses que necessitam de transfusão.

O GSH Banco de Sangue de São Paulo está aberto todos os dias, das 7h às 18h, incluindo domingos e feriados, e está localizado na Rua Tomás Carvalhal, 711, no bairro Paraíso. Para doar, basta comparecer à unidade ou agendar previamente, seguindo os requisitos abaixo.

Créditos das fotos: Mateus Amorim

Requisitos Básicos para Doação de Sangue:

– Apresentar um documento oficial com foto em bom estado de conservação (RG, CNH etc.).

– Ter entre 16 e 69 anos (a primeira doação deve ser feita até os 60 anos; menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal).

– Estar em boas condições de saúde.

– Pesar pelo menos 50 kg.

– Não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

– Aguardar 3 horas após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos.

– Não é necessário estar em jejum, mas evite alimentos gordurosos.

– Se tiver feito tatuagem e/ou piercing, aguarde 12 meses, exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada).

– Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguarde 6 meses.

– Não ter tido Doença de Chagas ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

– Se tiver diabetes, ela deve estar controlada e não estar usando insulina.

– Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações.

– Aguardar 48 horas para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.

Sua doação pode salvar vidas. Venha fazer parte desta corrente de solidariedade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui