Mega estudo revela impacto do estilo de vida na saúde mental dos jovens

CRÉDITOS. FOTO: FREEPIK

Um mega estudo da Universidade de Queensland na Austrália jogou luz sobre algo sério: o impacto do nosso estilo de vida nos pensamentos e comportamentos dos jovens. Mais de 200 mil estudantes de 52 países participaram desse mega levantamento, e os resultados são de fazer a cabeça rodar.

De acordo com a pesquisa, quanto mais tempo os adolescentes passam no modo zumbi – ou seja, sentados sem fazer nada – e quanto menos se movimentam, mais vulneráveis ficam a pensamentos negativos, e isso pode até levar a pensamentos de que a vida não tem mais graça.

O estudo ressalta que a galera que passa cerca de 3 horas por dia “zerada” está mais propensa a pensar em sair de cena, seja só pensamento ou na prática mesmo. E isso não importa se você é menino ou menina, tá todo mundo no mesmo barco.

E olha só, pra piorar, os caras descobriram que a falta de atividade física de verdade – menos de 1 horinha por dia – tá associada a um risco maior de ter ideias ou até tentar algo mais sério entre os meninos.

Os pesquisadores mandam um recado claro: é hora de a galera se mexer! Promover um estilo de vida mais ativo pode ser chave pra evitar que pensamentos ruins tomem conta da mente dos jovens.

Mas não é só isso, tá ligado? Eles também recomendam uma abordagem zen, tipo mindfulness. Parece coisa de filme, mas é sério! A ideia é ajudar os jovens a lidar melhor com o estresse e pensamentos ruins, tipo um escudo mental.

E como sempre digo, a saúde mental é coisa séria! Os especialistas destacam que não é só uma questão de exercitar o corpo, mas também a mente. Por isso, eles tão na linha de frente pra promover esse debate, afinal, é questão de vida ou morte.

E se você quiser saber mais sobre como manter a cabeça no lugar e o corpo em movimento, dá um pulo no site do Brasil Mindfulness. Lá tem um monte de dicas e informações pra você ficar por dentro!

Os autores desse papo reto são Vitor Friary, um psicólogo que manja muito de terapia com base em mindfulness, e Tatiana Moya, uma psiquiatra que entende tudo de cabeças adolescentes. Eles tão sempre na luta por uma juventude mais feliz e saudável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui