Bico de Proa passa a ser RGS-Cruiser na SIVI 2024

A edição de 2024 da Semana Internacional de Vela de Ilhabela trará uma grande inovação nas regatas de oceano. A classe conhecida anteriormente como Bico de Proa agora se chama RGS-Cruiser, e chega com novas regras que visam garantir uma competição mais equilibrada e emocionante nas águas de Ilhabela (SP).

Essa mudança é uma iniciativa da ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, em colaboração com a comunidade náutica, com o objetivo de promover a competitividade e a justiça nas competições oceânicas em todo o país. A categoria já fez sucesso em eventos como o Ubatuba Sailing Festival, a Copa Mitsubishi e regatas em Santos (SP).

De 20 a 27 de julho, durante a Semana Internacional de Vela de Ilhabela no Yacht Club de Ilhabela (YCI), a RGS-Cruiser promete proporcionar muita diversão na água, envolvendo um número crescente de entusiastas da vela.

“A classe é realmente cativante por ser descontraída, acessível e oferecer uma competição emocionante para todos os participantes. Não é necessário ter equipamentos caros ou velas extravagantes. Muitas vezes, vemos famílias inteiras, incluindo crianças e até avós, competindo juntas”, explicou Cuca Sodré, organizador técnico da SIVI.

“É uma verdadeira celebração no YCI, com uma competição animada acontecendo simultaneamente. A RGS-Cruiser veio para agregar ainda mais diversão e camaradagem”.

A ideia dos organizadores é manter a simplicidade a bordo. “Os participantes podem simplesmente chegar com seus barcos, que já devem possuir o certificado necessário. No site da RGS, está disponível uma lista de todos os TMFs agregados”, destacou Cuca Sodré.

Segundo a nota técnica publicada pelo comodoro da ABVO, Bayard Neto, somente barcos de cruzeiro que possam ser medidos de acordo com a classe BRA-RGS serão admitidos na RGS-Cruiser. Isso visa garantir a justiça nas competições, algo que não era assegurado anteriormente na classe Bico de Proa.

Além disso, embarcações que tenham emitido certificados nos últimos três anos sob qualquer sistema de classificação, como ORC, IRC, VPRS, BRA-RGS ou outros, não serão aceitas na categoria RGS-Cruiser.

“Na vela oceânica, nos deparamos com uma grande variedade de tamanhos de barcos e velas. Para garantir uma competição justa, foram estabelecidas regras de rating, que são coeficientes calculados com base em uma equação matemática de medição de cada barco”, explicou Bayard Neto.

“Na antiga classe Bico de Proa, que não possuía nenhum sistema de rating, um barco pequeno jamais teria condições de competir com um barco maior de forma justa”.

Essa medida foi aprovada pelo Conselho Técnico em uma reunião realizada em 9 de abril de 2024.

Foto: fred hoffmann

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui