YouTube lidera monetização, mas Instagram ainda domina entre marcas

Canva TikTok tem a melhor monetização, segundo influenciadores

Uma pesquisa conduzida pela Influency.me e pela Opinion Box, com a participação de 900 profissionais do segmento, revelou que o YouTube é a rede social com o modelo de monetização mais satisfatório para os criadores de conteúdo. Logo atrás, o TikTok aparece como a segunda plataforma mais bem avaliada nesse quesito, enquanto o Instagram ocupa a terceira posição.

Mudanças no cenário do Instagram

Na edição anterior da pesquisa (2023-2024), 53% dos criadores de conteúdo consideravam o Instagram a melhor rede em desempenho do algoritmo. Este ano, esse número caiu para 43%, apontando uma perda de popularidade entre os influenciadores.

Para Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me, a queda está relacionada à baixa entrega de conteúdo no Instagram. “O algoritmo do Instagram entrega stories para uma taxa de 5% a 15% dos seguidores de um influenciador. Já no TikTok, vídeos com bom desempenho podem alcançar 100% ou mais de seguidores, além de milhões de novos usuários”, explica.

A visão das marcas

Apesar do crescimento do TikTok e da preferência dos criadores pelo YouTube, o Instagram continua no topo para 85% das marcas quando o assunto é ação com influenciadores. O Facebook e o YouTube completam o ranking das redes favoritas para campanhas.

Segundo Rodrigo Azevedo, essa fidelidade das marcas ao Instagram está atrelada à sua longevidade no mercado. “O Instagram foi lançado em 2010, enquanto o TikTok chegou só em 2016. Esse tempo extra ajudou a criar e amadurecer influenciadores, além de permitir que as marcas se familiarizassem com as ferramentas da plataforma”, destaca. ⏳

O CEO também observa que o nível de profissionalização no Instagram é maior. “As marcas já estão treinadas para rodar campanhas no Instagram. Existe uma zona de conforto que mantém o foco por lá. Mas acreditamos que é apenas questão de tempo para que o TikTok atinja o mesmo nível de maturidade”, conclui.

Sobre a Influency.me

Fundada em 2018, a Influency.me é referência nacional em Marketing de Influência, oferecendo soluções completas para conectar marcas e influenciadores:

  • Influency.me Studio: plataforma que gerencia campanhas de mais de 8 milhões de influenciadores;
  • Influency.me House: agência de marketing especializada em campanhas de alta performance;
  • Influency.me Stars: agência de talentos com um casting exclusivo de influenciadores de resultados excepcionais.

Com um crescimento de mais de 200% nos últimos cinco anos e um faturamento superior a R$ 11 milhões em 2024, a empresa reforça sua missão de transformar o Brasil em referência mundial em influência digital. Além disso, promove educação gratuita na área, com cursos pela Academia Influency.me e conteúdos no blog oficial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui