Ed Sheeran revelou que seu novo álbum intitulado “-” (Subtract) será lançado no dia 5 de maio pela Asylum/Atlantic via Warner Music Brasil. Este álbum é uma volta às raízes do cantor e compositor, e foi escrito em um momento de luto e esperança pessoal. “-” (Subtract) apresenta Ed Sheeran em seu estado mais vulnerável e honesto, e marca o fim de sua era de álbuns matemáticos que durou uma década.
Desde que estourou no cenário musical do Reino Unido em 2011 com seu álbum de estreia “+”, Ed Sheeran tem estabelecido um histórico incrível de sucesso. Com os lançamentos subsequentes de “x”, “÷”, “No.6 Collaborations Project” e “=”, Sheeran se tornou uma das maiores estrelas da música do século 21.
O novo álbum de Sheeran é resultado de uma jornada pessoal que o levou a ultrapassar os limites de sua arte musical para entregar as composições mais profundas de sua carreira. Com a ajuda do compositor e produtor Aaron Dessner (The National), Ed começou a criar o álbum em fevereiro do ano passado, escrevendo mais de 30 músicas em um período de um mês no estúdio. As quatorze faixas do projeto são perfeitamente unidas por uma produção requintada, que vai desde texturas de tendência folk até arranjos orquestrais.
Segundo Ed, ele tem trabalhado em “Subtract” por uma década, tentando esculpir o álbum acústico perfeito, escrevendo e gravando centenas de músicas com uma visão clara do que ele achava que deveria ser. Entretanto, em 2022, uma série de eventos mudou sua vida e sua maneira de ver a música e a arte. Para Ed, escrever músicas é uma terapia que o ajuda a dar sentido aos seus sentimentos. Escrevendo sem pensar nas músicas, ele escreveu o que quer que fosse, substituindo o trabalho de uma década pelos seus pensamentos mais sombrios e profundos.
Em um período de um mês, a esposa grávida de Ed foi informada que tinha um tumor, sem tratamento até depois do parto. Seu melhor amigo Jamal morreu repentinamente e Ed se viu no tribunal defendendo sua integridade e carreira como compositor. Ele estava em uma espiral de medo, depressão e ansiedade, sentindo como se estivesse se afogando. Como artista, Ed não sentia que poderia colocar no mundo um corpo de trabalho que não representasse com precisão onde ele estava e como precisava se expressar naquele momento de sua vida. “Subtract” é a anotação do diário de fevereiro passado de Ed e sua maneira de entendê-la. Este é um álbum honesto e verdadeiro, que representa onde Ed está em sua vida adulta.