Rubem Robierb estreia sua primeira exposição no Brasil com “Raízes Para Voar”

Rubem Robierb em frente à monumento no Tribeca Park, em Nova York, que leva sua assinatura. Foto: Divulgação

Nos Estados Unidos, o nome de Rubem Robierb é frequentemente mencionado por grandes estrelas como Charlize Theron, Jennifer Lopez e os estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabbana. Além de suas colaborações com celebridades, ele também possui uma escultura permanente em uma praça de Nova York e já teve seu trabalho estampado nos icônicos telões da Times Square. Nascido no Maranhão, no entanto, Robierb ainda é um artista relativamente desconhecido em sua terra natal. Agora, aceitando o convite da Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos (SP), e com o suporte da agente Bianca Cutait, o artista inaugura sua primeira exposição em solo brasileiro: a mostra “Raízes Para Voar”, com abertura marcada para o dia 19 de setembro e curadoria de Carlos Zibel. A exposição ficará disponível de 20 de setembro a 27 de outubro, com produção assinada por Henrique Luz.

Para este momento especial de sua trajetória artística, Robierb preparou uma coleção que reúne obras de todas as fases de sua carreira, incluindo a inédita e autobiográfica “Raízes Para Voar”, uma série de pinturas e esculturas que ocupam uma área de 50 m² e marcam uma nova fase estética do artista. ✨

“Mostrar meu trabalho no Brasil é um marco na minha jornada artística. As asas, que se tornaram minha marca, representam minha liberdade e questionamentos sobre questões existenciais. Apesar de ter viajado o mundo, minhas raízes sempre estiveram presentes no meu trabalho, e agora essa conexão com minhas origens se torna ainda mais clara”, compartilhou Robierb.

Escultura “Raízes Para Voar” – madeira, resina, metal e fibra de vidro, 400 x 60 x 250cm.
Foto: Henrique Luz

 

Força e simbolismo
A arte de Rubem Robierb transita por diversas formas: pintura, escultura, fotografia e até realidade virtual. Sua obra é frequentemente comparada à poesia, carregada de simbolismo, sempre questionando o comportamento humano na vida contemporânea. Agora, os brasileiros terão a chance de vivenciar essa experiência de impacto, estabelecendo uma conexão única com o processo criativo do artista.

Temas como biologia, psicologia, arquitetura e tecnologia estão presentes de forma orgânica em suas criações. Entre suas obras, destacam-se flores que nascem de balas disparadas, mãos de diferentes raças se unindo para formar asas e homenagens a pessoas (famosas ou anônimas) que de alguma forma impactaram o mundo.

Sem Título, Série Power Flower, 2014 – Silk screen em acrílica sobre tela, 90 x 90cm (cada uma das seis telas)
Foto: Henrique Luz

Da fotografia às artes plásticas
Rubem Robierb, teve seu primeiro contato com a arte através da fotografia, que exerceu profissionalmente em São Paulo. Foi lá que chamou a atenção da associação francesa Art et Partage, que o ajudou a realizar sua primeira exposição individual, “Brésil Autrement”, exibida em Paris, Aix-en-Provence, Milão e Zurique.

Em 2008, Robierb se mudou para Miami, onde abriu seu estúdio no distrito de arte de Wynwood. Anos depois, foi para Nova York, onde estreou sua primeira exposição de artes plásticas, “Bullets and Butterflies”, nas Galerias Gaglialatella. Desde então, sua arte tem sido demandada por grandes metrópoles. Em 2015, foi contratado para criar uma ampla obra de arte pública em Fort Lauderdale, Flórida, e começou a explorar a escultura como sua quarta forma de expressão artística.

Em 2019, foi convidado a expor sua escultura “Dream Machine” no Tribeca Park, em Nova York, e durante a Art Basel Miami do mesmo ano, chamou a atenção do mundo para a questão das mudanças climáticas com sua obra “ICE”, que reproduziu a famosa frase de Greta Thunberg: “Como você ousa?”. A escultura de gelo derreteu lentamente durante um dos maiores eventos de arte do mundo, simbolizando a urgência da crise climática. ❄️

Exposições Individuais
2020 “Peace Makers”, Taglialatella Gallery (Nova York, EUA)
2019 “Climate Meltdown”, Arte Fundamental Gallery (Miami, EUA)
2018 “Metamorphosis”, Sagamore Hotel (Miami, EUA)
E mais!…

Exposições Coletivas
2019 – Scope Art Fair – Vogelsang Gallery
2018 – Cornell Art Museum – Delray Beach
2017 – Scope Art Fair – Taglialatella Gallery
E muitas outras…

Essa é a chance perfeita para o público brasileiro conhecer de perto o trabalho emocionante e provocador de Rubem Robierb!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui